Teoricamente as unidades de saúde devem ser ambientes limpos e sem nada que coloque em risco a saúde dos pacientes, mas na prática não é bem isso que acontece na Unidade de saúde do bairro Camurugi em Guarapari. No local, a presença de cachorros é constante e isso preocupa quem vai em busca de tratamento.

Segundo a moradora, os cachorros ameaçam morder quem precisa passar. Foto: Internauta Portal 27

Uma moradora, de 48 anos, que prefere não ser identificada afirmou que os animais ficam na porta da unidade atrapalhando as pessoas a passar, ocupam o espaço das pessoas sentar e ainda ameaçam mordê-las. “Tem um cachorro que fica lá que é bravo e avança em cima de quem tem que passar por ele”, disse a moradora. 

Segundo ela, até animais doentes ficam no posto. “Tinha uma cachorra que estava sangrando. Um posto de saúde que atende criança e idosos com aquele cachorro sangrando ali? Como vamos dividir um espaço de um posto de saúde com um monte de cachorros? É muita falta de higiene”, disse a moradora indignada.

Unidade de saúde do bairro Camurugi em Guarapari

“Só não mexer”. A paciente afirmou que reclamou da presença dos animais com uma funcionária e ficou surpresa com a resposta. “Fui questionar a funcionária e ela respondeu que era só não mexer com eles. Acho que ela tinha que perguntar de quem era e orientar que não poderia levar animais para a unidade de saúde ou se não, eles mesmos deveriam espantar os cachorros e não achar normal”.

O Portal 27 procurou a prefeitura para saber por que nada foi feito para retirar os animais já que colocam em risco a saúde dos pacientes e o que o Centro de Controle de Zoonoses irá fazer para resolver o problema e foi informado que “O Centro de Controle de Zoonoses de Guarapari esclarece que realiza semanalmente o recolhimento de animais encontrados soltos nas vias públicas. O trabalho é realizado de segundas, quartas e sextas nos bairros do município. Esses animais são recolhidos para tratamento e posterior castração. Os trabalhos serão intensificados no bairro Camurugi.”

Comments are closed.