De 2 a 4 de setembro, a Prefeitura Municipal de Guarapari estará recebendo inscrições para cadastro de reserva de Assistente de Alfabetização do programa Mais Alfabetização. Trata-se de um Processo de Seleção de candidatos voluntários para atuação nas turmas de1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas selecionadas para participarem do programa.

Secretaria Municipal de Educação – Imagem ilustrativa

O Programa Mais Alfabetização foi criado pela Portaria N° 142/2018 e “tem por objetivo fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes do 1º e 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O intuito é ofertar um apoio adicional aos alunos, por um período de 5 a 10 horas semanais.

O candidato a Assistente de Alfabetização deve possuir “Licenciatura Plena em Pedagogia amparada pela Resolução CNE / CP Nº. 1, de 15 de maio de 2006 OU Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na Educação Infantil OU Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na Educação Infantil / Anos Iniciais do Ensino Fundamental OU Curso Normal Superior OU Curso de Magistério a nível de Ensino Médio”.

O Assistente de Alfabetização deve participar integralmente das formações e execução das atividades orientadas pelo Programa e pela equipe gestora da escola/Secretaria de Educação; cumprir carga horária; colaborar com o desenvolvimento das aulas, usando metodologias em consonância com o professor regente; acompanhar o desempenho dos alunos; elaborar relatórios; promover inclusão, solidariedade, troca de experiências; promover, cotidianamente, a autoestima do educando, estimulando o desempenho de comportamento, disciplina, formação de bons hábitos e compromisso do exercício da cidadania, solidariedade e bom uso de bens comuns, dentre outras funções previstas no edital.

Os Assistentes de Alfabetização praticarão um serviço voluntário, mas receberão um ressarcimento de acordo com a carga horária a eles direcionada, a partir de verba vinda do FNDE, “cabendo aos tesoureiros da Unidade Executora realizarem o ressarcimento ao voluntário”.

“Aos Assistentes de Alfabetização serão atribuídas no máximo 04 turmas em escolas com carga horária de 10h/turma OU 08 turmas em escolas com carga horária de 05h/turma OU combinação equivalente, não podendo somar carga horária superior a 40hsemanais, limitando-se a 20h por turno”. Os vencimentos vão de R$150,00 para quem possui 5 horas a R$1200,00 para quem possui 40 horas.

As inscrições devem ser realizadas entre as 9h do dia 02/09/2019 e as 16h59min do dia  02/09/2019 através do link disponibilizado no site da PMG www.guarapari.es.gov.br. Será permitida uma inscriçãopor CPF. Para realizar a inscrição, é necessário que o candidato possua conta/e-mail da Google ou endereço eletrônico vinculado à referida conta. Há 124 turmas para serem distribuídas entre os candidatos, confira o edital:

Edital Assistente de Alfabetização

 

Deixe seu comentário