Uma mulher que está passando férias em Guarapari foi picada por um escorpião na manhã de hoje (22) enquanto caminhava por uma trilha no Parque Natural Morro da Pescaria, na Praia do Morro. Apesar do susto, a mulher foi medicada e passa bem.

O incidente foi próximo ao mirante do parque. “Ela estava caminhando quando sentiu a picada. Apesar da dor, ela estava bem, só que muito assustada e foi direto para a Unidade de Pronto Atendimento”, explicou um funcionário do parque.

Foi o primeiro caso desde 2001 no parque. foto: João Thomazelli/Portal 27
Foi o primeiro caso desde 2001 no parque. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O animal também foi recolhido e levado, para que a equipe que atendesse a paciente pudesse ter noção de que espécie de escorpião havia picado a mulher. Este foi o primeiro caso deste tipo desde 2001 no parque.

Este também é o primeiro caso registrado este ano na cidade. Em 2015 não houve nenhum relato de pessoas que tenham sido picadas por escorpião na cidade.

Lorena Santos da Silva, gerente de vigilância ambiental da prefeitura da secretaria municipal de saúde, disse que são raros casos deste tipo no município e que geralmente estas ocorrências se dão em locais próximos à vegetação nativa.

Veja como proceder em casos de picada de escorpiões:

– Leve a vítima imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade;

– Se possível, recolha o animal para que o tratamento seja mais eficaz;

– Caso aviste um escorpião em área urbana, acione imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses. Nestes casos uma equipe irá até o local para capturar o escorpião;

– Os números do Centro de Controle de Zoonoses são: 27 3626-1456 e 27 3262-1271.