A Câmara de Vereadores de Guarapari, através das Comissões de Meio Ambiente e de Obras vão analisar as reclamações de moradores, que foi tema de uma reportagem do portal 27 apontando o enorme mau cheiro que vem do canal da cidade e vai até a Praia do Morro. Segundo alguns ambientalistas que preparam um denúncia sobre o caso, o odor seria em virtude do alto indicie de esgoto sengo jogado “in natura” no mar.

Moradores reclamam de forte odor vindo do canal de Guarapari.Foto: Wilcler Lopes.

De acordo com o vereador Lennon Monjardim, que é presidente da Comissão de Serviços Obras Públicas e Fiscalização, a prefeitura está em elaboração do plano de saneamento municipal que vai contemplar as diretrizes em água, resíduo sólido, esgoto e drenagem pluvial. “Hoje o município tem realizado trabalhos junto com a CESAN, para notificação para ligação das redes de esgotamento sanitário, evitando os lançamentos clandestinos de esgoto em rede de águas pluviais”, explicou.

Secretária Thereza Christina Hassen e vereador Lennon estiveram reunidos.

Ainda segundo ele, deverá ser solicitado junto a Cesan a verificação do funcionamento da estação elevatória de esgoto da região, além de fazer um “trabalho de educação ambiental junto a toda população, pois questões de saneamento ambiental precisa estar aliada junto com a população”, disse e completou. “Estive com a secretária do meio ambiente e o secretário de obras, ambos vão nos ajudar nestas fiscalizações”, afirmou. .

Thiago Paterlini, presidente da Comissão de Meio Ambiente Agricultura e Pesca.

Para o vereador Thiago Paterlini, presidente da Comissão de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, é preciso investigar e cobrar dos órgãos as suas responsabilidades. “Ainda essa semana vamos cobrar respostas do município e da Cesan para esse caso. Vamos articular todos os vereadores para saber mais detalhes desta situação. Uma cidade turística deve ter planejamento ambiental e não descaso quanto ao nosso meio ambiente”, disse.

Procurada para dar explicações obre esse mau cheiro que vem do canal a Cesan disse que “A Cesan informa que toda área possui rede de esgoto, porém o problema pode estar relacionado a ligações irregulares na rede de drenagem pluvial, que é responsabilidade da Prefeitura”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!