Na semana passada, mãe e filho tiveram a oportunidade de se reencontrar após 25 longos anos separados. Maria Elenis Santos, 47, teve seus três filhos afastados dela pelo pai das crianças, que os entregou para desconhecidos criarem. Dois deles ela já havia reencontrado, mas ainda faltava o Alex Nascimento dos Santos, 28, que mora em Guarapari.

ubaitaba2
Com 22 anos, Maria Elenis precisou se mudar de Ubaitaba.

A história começa em Ubaitaba, na Bahia, quando Maria Elenis, então com 22 anos, resolveu se separar do marido e pai das crianças e se mudou para a casa de sua mãe, em Ilhéus, em busca de emprego. Sem o apoio da própria família para levar os filhos na mudança, ela se viu obrigada a deixá-las com o ex-marido enquanto não conseguia pagar um aluguel para morar com as crianças.

Segundo Maria Elenis, o ex-marido, com raiva pelo fim da relação, decidiu entregar os próprios filhos para outras pessoas cuidarem. “O pai deles foi lá em Ilhéus, levou as crianças para mim. Quando eu falei para ele que eu queria alugar uma casa e cuidar das crianças, com ele me ajudando, mas sem morarmos juntos, ele falou que assim ele também não queria. Aí pegou meus meninos e saiu dando, para se vingar”, conta.

aline filha maria elenis
Maria Elenis conseguiu reencontrar primeiro a filha mais velha, Aline.

Um ano depois a jovem conseguiu reencontrar a filha mais velha, Aline. “A mulher que estava com ela não queria me entregá-la. Encontrei ela com a menina na feira. Eu conversei com ela, que falou que a menina foi entregue nos braços dela pelo próprio pai da criança. Eu falei que ia levar minha filha naquela hora, ameacei chamar a polícia para ver qual papel ela tinha assinado por mim ou por ele confirmando que a menina tinha sido passada para ela. Então, ela viu que estava tão errada que não discutiu muito, me entregou a minha filha. Aí eu peguei a Aline e voltei com ela para Ilhéus”.

O reencontro com o filho caçula, Leandro, demorou 18 anos para acontecer. Maria Elenis estava morando em São Paulo e voltou em Ubaitaba para procurar pelos filhos. Sem notícias do ex-marido, para saber do paradeiro das crianças, ela deixou seu número de telefone com uma ex-cunhada, caso seus filhos procurassem por ela na cidade. Leandro já tinha quase 20 anos, morava em outra cidade e precisou voltar em Ubaitaba para acertar um documento. Foi então que uma tia lhe disse que a mãe dele esteve lá procurando-o e entregou o número que ela havia deixado.

leandro filho maria elenis
Leandro e a mãe se reencontraram depois de 18 anos separados.

“O Leandro pegou o telefone que eu tinha deixado na casa da tia e entrou em contato comigo. Quando ele ouviu a minha voz, a primeira coisa que ele fez foi começar a gritar igual criança”, relembra a mãe.

Agora, 25 anos depois de ter sido separada de seus filhos, Maria Elenis conseguiu reencontrar o filho que faltava: Alex. A busca por ele começou nas redes sociais, mas, ao procurar pelo nome do filho, a foto que aparecia era de uma mulher (a esposa dele), o que deixava Maria Elenis confusa.

Daqui, Alex também procurava pela mãe. Ele encontrou o perfil dela no Facebook e através do dela encontrou outras pessoas da família e adicionou todo mundo. Como a mãe dele não respondia, ele tentou falar com Aline, mas foi através da Gabi (filha dela), que o contato foi estabelecido. Maria Elenis então embarcou em um ônibus com destino a Guarapari e, depois da longa viagem de São Paulo até aqui, o reencontro aconteceu no Rodoshopping, com direito a muitas lágrimas.

reencontro mãe e filho maria elenis e alex
Mãe e filho se emocionaram muito ao se reencontrarem.

Maria Elenis se emociona ao lembrar de tudo que passou até, finalmente, reencontrar Alex: “É ruim demais você ficar longe de um filho, ainda mais quando você deixa um filho pequeno assim. Eu ficava angustiada querendo saber o que estava acontecendo com eles. Eu lutei muito, mas eu passava fome junto com eles, então eu queria uma vida melhor para eles. Esse encontro agora com o Alex parece que foi um sonho. Eu amo muito os meus filhos”.

Assista ao vídeo feito no momento do reencontro entre mãe e filho: