As Praias da Costa Azul, Namorados e Areia Preta, em Iriri, e as Praias dos Castelhanos e Ubu, todas localizadas em Anchieta, serão contempladas pelo projeto de reurbanização das orlas. Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (29), para apresentação parcial dos estudos ambientais das orlas que serão reurbanizadas. A idealização do projeto é da Prefeitura de Anchieta, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA

O projeto compreende a reestruturação das praias do balneário e será feita a melhoria e implantação de calçadões, paisagismo, deque, quiosques, banheiros, rampas de acessibilidade e até bicicletário. O objetivo é melhorar o acesso dos banhistas as praias, garantindo mais comodidade aos freqüentadores e preservando a natureza.

Para a execução dos projetos estão sendo realizados estudos ambientais – como forma de garantir a legalidade das obras sem comprometer o meio ambiente – por uma empresa especializada que foi a ganhadora da licitação. A previsão é que esses estudos ambientais sejam concluídos e entregues à Prefeitura no mês de novembro, com estimativa de início das obras em março do ano que vem.

Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA

Segundo o gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Renan Pereira, a proposta da reunião era estabelecer as diretrizes e a parte ambiental do projeto. “Nós temos alguns requisitos que tem que ser atendidos, como é o caso dos estudos ambientais, e estes estudos são feitos para saber se é possível ou não a viabilização da obra”, disse.

Após a conclusão dos estudos ambientais, de posse do diagnóstico com os dados coletados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá analisar se os projetos têm que sofrer alguma intervenção. Finalizados os estudos, estes serão entregues a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), para solicitação do licenciamento da obra.

Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA

“A reurbanização das orlas é uma demanda antiga da população e dos comerciantes. Nós estamos trabalhando desde o início da nossa gestão para tirar esses projetos do papel e realizar o sonho dos anchietenses. Com isso vamos garantir mais empregos, atrair mais turistas e fortalecer este segmento em nossa cidade”, disse o prefeito Marquinhos Assad.

Deixe seu comentário