Com a expectativa de receber 80 mil visitantes, o município de Castelo prepara mais uma Festa de Corpus Christi, que este ano, em sua 51ª edição, vai acontecer nos dias 18 e 19 de junho. Considerada uma das mais belas festas religiosas do Estado e do País, está entre as dez maiores manifestações religiosas do Brasil, atrai turistas de diversas cidades do país e do mundo, e conta com mais de três mil voluntários diretos e indiretos, envolvendo desde crianças até pessoas da melhor idade, para a confecção dos tapetes, que começa muito antes da montagem, já que quando termina uma festa, começam os preparativos para a do ano seguinte, como pintura de pedras e separação de outros materiais utilizados.

casteloromero (13)
Além das ações da Prefeitura, o município conta muito com os moradores, que acolhem muito bem os visitantes. Foto: Romero Mendonça/SecomES

Para 2014, a novidade é a criação da Comissão de Segurança e Trânsito, composta pelas Polícias Militar e Civil, Tiros de Guerra de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim, Bombeiros, Associação de Segurança Pública de Castelo – ASSEC e Defesa Civil. “A comissão está planejando ações para tornar o trabalho de segurança e trânsito ainda mais eficiente, cuidando desde locais de estacionamento, áreas de escape, posicionamento de ambulâncias e carros dos bombeiros, como também da segurança junto à polícia e também particular”, informou o Prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

Além disso, capacitações com a equipe técnica, oferecida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para todos os envolvidos com comércio e turismo, e sanitária, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde, para os ambulantes e comércio de alimentos. “Em um único dia recebemos mais do que o dobro da população existente em toda a nossa área territorial, então tudo tem que ser devidamente planejado e organizado. Além das ações da Prefeitura, contamos muito com os moradores, que acolhem muito bem os visitantes e oferecem o que temos de melhor”, disse Marcos Lopes, Secretário Municipal de Turismo e Cultura.

A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, numa parceria com a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e conta com recursos do Governo Estadual, através das Secretarias Estaduais de Turismo e de Cultura, no valor aproximado de R$ 200 mil, fortalecendo o turismo religioso do município.

givaldocastelo

Por se tratar do maior evento religioso realizado na região, os 483 leitos dos quatro hotéis, três pousadas e sete hospedagens alternativas de Cama e Café do município ficam ocupados, esgotando as vagas meses antes da chegada do feriado. Outro setor que é favorecido devido à circulação de pessoas no município durante os dois dias de festa, é o gastronômico, já que os mais de 60 bares e restaurantes, além da Praça de Alimentação que funciona no dia de Corpus Christi, administrada pelas entidades filantrópicas de Castelo recebem as 80 mil pessoas, o que movimenta a economia local, gera emprego e renda, chegando a ser considerada pelos comerciantes locais a segunda melhor época do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal.

Meses antes a Prefeitura prepara a cidade para o evento cuidando exaustivamente da limpeza, poda de árvores, jardinagem, pinturas, instalação de placas, entre outros serviços. Mas este movimento não acontece apenas em Castelo, já que a Festa de Corpus Christi gera lucro para toda a região, chegando a ser considerada pelos municípios da região das Montanhas Capixabas como o melhor evento para vendas dos produtos do agroturismo.

Para garantir o sucesso da Festa de Corpus Christi, é montada toda uma infraestrutura especial, com praça de alimentação, feira de Turismo para a comercialização de artesanato e produtos do agroturismo local, valorizando os produtores castelenses. E depois que a Festa de Corpus Christi acaba, os turistas vão embora, mas o trabalho não termina. É a vez de entrarem em cena as equipes das Secretarias da Prefeitura limparem as ruas, com o auxilio de caminhões, máquinas, carro pipa e a mão de obra dos funcionários, que recolhem além do material que ornamentou as ruas com os tapetes, todo o lixo deixado pela população.

Confira a programação:

Corpus Christi 2014 - folder 3

Deixe seu comentário