Cerca de dois mil segurados do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), entre aposentados e pensionistas, com inicial do nome de J a M, estão com o pagamento do benefício suspenso por não terem realizado obrigatoriamente o recadastramento 2019 da autarquia no período de sua letra. O Edital nº08 publicado nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial do Estado divulga a relação nominal desses segurados.

Fonte: IPAJM

Para regularizar a situação, as pessoas incluídas na lista devem se recadastrar efetuando duas fases obrigatórias: atualização de dados cadastrais, no site do Instituto www.ipajm.es.gov.br, e prova de vida, comparecendo a uma das agências do Banestes distribuídas por diversos municípios do Estado. Para que o recadastramento seja validado é necessário fazer os dois procedimentos.

Coordenadora do processo do Recadastramento 2019, a diretora Técnica do IPAJM, Mariana do Nascimento Gonçalves, explicou como deve acontecer o restabelecimento do benefício. “O beneficiário com nome de J a M, relacionado na referida lista, que efetuar seu recadastramento até o próximo dia 25 terá o benefício restabelecido em folha suplementar, e receberá o pagamento em 10/10/2019. Quem deixar para se recadastrar entre os dias 26/09 e 09/10 terá o pagamento restabelecido na folha de outubro”.

A coordenadora disse ainda que “esses beneficiários tiveram o prazo para se recadastrar de 11 de maio a 10 de julho deste ano, e ainda houve uma prorrogação da data de suspensão dos benefícios para essa última terça (10). A suspensão do pagamento dos segurados de J a M se deu apenas nessa quarta (11), e tiveram quase quatro meses para se recadastrar”.

Vale lembrar que o Recadastramento 2019 do IPAJM envolve cerca de 40 mil beneficiários que fazem parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas. Saiba mais em https://ipajm.es.gov.br/recadastramento_2019

Segundo o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal, o recadastramento está previsto em lei e é de extrema importância para o Instituto. “Ele evita o pagamento de benefícios indevidos, também possibilita que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários quando, por exemplo, do envio de correspondências, como contracheques, comunicados de decisões e ofícios”, enfatizou.

Convocação beneficiário com inicial de N a Z

O Edital nº08/2019 também convoca os segurados com nome iniciado com as letras “N até Z” que não realizaram as etapas de prova de vida e/ou de atualização de dados cadastrais do Recadastramento, dentro do período compreendido entre 11/07/2019 e 10/09/2019, a regularizar seu procedimento até 09/10/2019, sob pena de suspensão do pagamento de seu benefício no dia 11/10/2019.

Lista (N a Z) anexa.

Etapas Recadastramento

O beneficiário deve comparecer a uma das agências do Banestes munido de documento de identificação com foto como, carteira de identidade (RG) ou de habilitação (CNH) e número funcional. Após o término do procedimento, a pessoa receberá um comprovante entregue pelo atendente do Banco.

Saiba quais agências mais próximas de você, pelo link: https://wwws.banestes.com.br/netib/AgenciasBanestes?tipo=AGN

Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o sítio do Instituto www.ipajm.es.gov.br e entrar no banner intitulado Recadastramento 2019. Ao final desse processo, será emitido recibo para atestar a conclusão da atualização.

Casos especiais

Os aposentados e pensionistas que residem em outro Estado ou país, ou que não podem se locomover a uma agência do Banestes para fazer a prova de vida, ou são incapazes, entre outros casos específicos, devem acessar o site www.ipajm.es.gov, e clicar no referido banner para saber como devem se recadastrar.

Outra opção é entrar em contato com o tele atendimento do IPAJM nos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Dúvidas?

Para mais informações acesse http://www.ipajm.es.gov.br/recadastramento_2019, ou entre em contato pelos canais de tele atendimento IPAJM: (27) 3201-3180 e 0800-2836640.Central de Atendimento do Instituto, localizada na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, bairro Santa Lúcia – Vitória/ES.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IPAJM