O verão chegou e no Hemisfério Sul começou hoje (21) pontualmente às 15h11min, pelo horário de Brasília. Segundo o site de meteorologia Climatempo, as características meteorológicas do verão já são observadas pelo o Brasil há quase um mês. A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente, o que facilita a formação de nuvens carregadas provocando fortes pancadas de chuva, com raios e até ventania e granizo.

Espírito Santo decreta estado de emergência por causa das chuvas. Cerca de 20 mil pessoas estão desabrigadas.
O Espírito Santo decretou hoje (21) estado de emergência por causa das chuvas. Cerca de 20 mil pessoas estão desabrigadas.

No Espírito Santo, a estação mais quente do ano começa com bastante chuva em todo o Estado. A previsão para os próximos dias é de que um grande volume de chuva caia sobre alguns trechos do Espírito Santo. O Incaper orienta que, em caso de perigo iminente, a população entre em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando a minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas. A estação vai até 20 de março de 2014.

Ainda de acordo com o Climatempo, na semana passada, uma forte frente fria avançou sobre o Centro-Sul do Brasil e ajudou a formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico típico do verão. As áreas de instabilidade da zona estão há mais de uma semana paradas sobre o país e são responsáveis pelas chuvas sobre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e áreas do Nordeste.

Nessa época de calor, faz com que vários países adotem o horário de verão, adiantando em uma hora o relógio, de forma a economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico. Ainda de acordo com o Climatempo, a situação é de alerta para chuva forte em todos os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e em quase todo o Norte.

As temperaturas são realmente elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, o verão é a estação do ano destinada às férias escolares, pois esse período é propício à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas.

 No verão a procura aumenta pelas academias.
No verão a procura aumenta pelas academias.

É nessa época também que se multiplicam os malhadores de última hora, aqueles que decidem em entrar em forma e arriscam a saúde com dietas mirabolantes e sobrecarga de exercícios. “Não vale a pena tentar esses métodos agora. Não vai surtir efeito. O uso de remédios emagrecedores não é aconselhável, pois essas fórmulas prejudicam o organismo e provocam efeito contrário quando suspensas. A pessoa que não é atleta e não costuma se exercitar deve tomar cuidado para não sofrer lesão”, aconselha o endocrinologista Fabiano Sandrini.