Banner TOP
Ribero e Padua
JB Padrão

O dia de hoje foi de espera na Unidade de Pronto Atendimento  (UPA) de Guarapari. Cerca de 40 pessoas na tarde desta quinta feira (4), estavam  aguardando atendimento na recepção. Se em dia de condições normais a espera já é longa, imagine com a falta de um médico, como ocorreu hoje.  “Não tem condições, eu estou com suspeita de dengue e estou esperando há umas três horas. Tem gente aqui esperando desde as 9 horas da manhã” disse um comerciante que ligou para o portal 27 reclamando. Ainda de acordo com ele, só havia um médico atendendo. “Dizem que um médico faltou e estão atendendo só com um. Isso é uma vergonha”, desabafou.

Na recepção, a população é unanime com relação a precariedade da saúde da cidade. “Tem uma mulher passando mal dentro do carro, não conseguiu nem ficar na recepção e até agora não foi atendida”, disse outro morador que não quis se identificar.

pacientes aguardam, atendimento na UPA. Foto: Wilcler C. Lopes
pacientes aguardam, atendimento na UPA. Foto: Wilcler C. Lopes

Procuramos a pessoa responsável pelo UPA, mas fomos atendidos por telefone, pela Secretária de Comunicação, Erika de Carvalho, que nos confirmou a falta de um médico.  “Infelizmente um médico, nos ligou ontem a noite, avisou que não poderia vir e não foi possível providenciar outro para suprir a demanda”, disse ela, explicando ainda que nos plantões de 24 horas da unidade, são sempre três médicos.

UPA Está fazendo partos

A secretária ainda informou que um dos médicos – dos dois que sobraram – um  precisou dar atendimento  emergencial a uma gestante. “Ficaram dois médicos, mas um dos médicos teve que atender uma urgência com uma grávida. Não tinha como deixar de atender, isso prejudicou o atendimento”, afirmou. Ela ainda explicou que estes atendimentos estão sendo feitos com muita coragem pelos médicos, pois nenhum deles é obstetra. “Estão fazendo um trabalho heroico”, disse.

Dos três médicos que atendem, só dois deram plantão hoje. Foto. Wilcler C. Lopes.
Dos três médicos que atendem, só dois deram plantão hoje. Foto. Wilcler C. Lopes.

Ela ainda destacou a PMG decretou situação de emergência na saúde e espera que o Estado dê o apoio necessário para ajudar nesta situação das grávidas e da saúde em geral de Guarapari. “Esperamos que depois da audiência pública, o estado e os próprios deputados possam nos ajudar com este problema”, disse.

Ela finalizou dizendo que o médico já voltou a atender. Ou seja, agora são dois médicos atendendo. Se por volta das 15 horas, quando nossa reportagem estava lá, já havia cerca de 40 pessoas para ser atendidas – e continuavam a chegar mais pessoas –  imagina-se que a espera vai ser longa no dia de hoje.

Camara Municipal de Guarapari – Participe
Ideally

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here