O mês de março pode trazer novidades na área de saúde em Guarapari. Está marcada para o  dia 24 deste mês, a licitação para descobrir qual a empresa será a contemplada para realizar as obras de conclusão do Hospital Maternidade Cidade Saúde.

De acordo com a prefeitura de Guarapari, a abertura será realizada às 14h. O Hospital e Maternidade Cidade Saúde é um convênio do Ministério da Saúde, com a prefeitura, com financiamento previsto em R$ 12.880.000,00 (doze milhões e oitocentos e oitenta mil). O obra de conclusão tem orçamento final previsto de mais de 23 milhões de reais.

HOPITAL-GUARAPARI-PROJETO
A previsão de conclusão da obra dos Hospital é de dois anos.

Estrutura. De acordo com Secretária de Saúde, Aurelice Vieira, o Hospital Cidade Saúde, que vai funcionar no Acampamentos dos Adventistas (Praia do Morro), contará com 170 leitos, UTI, UTI Neonatal, Pediátrico e Adulto. Terá também serviço de pronto socorro geral adulto e infantil, atendimento nas especialidades de traumato-ortopedia, cardiologia, cirurgia, neurologia, obstetrícia, urgência e emergência, centro de tratamento de queimados e maternidade com parto humanizado.

Executivo
O prefeito Orly e os secretários Aurelice e Danilo, fazendo uma visita no local onde funcionará o hospital.

“Nós vamos ter a Casa da Mulher com partos humanizados, acompanhados pelos maridos, através da Rede Cegonha”, informou. Ainda de acordo com Aurelice, com essa obra, a prefeitura vai qualificar os serviços de saúde ofertados pelo município à população, que é uma das prioridades da administração municipal. Ainda de acordo a secretária, o Hospital e Maternidade Cidade Saúde contará com serviços de diagnóstico por imagem e laboratorial. A estrutura contará com três pavimentos e um heliponto na cobertura.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo bastos, explicou que após a licitação, a previsão de conclusão da obra é de dois anos.  “Teremos quase nove mil metros quadrados de obras e um cronograma de execução de 24 meses. O município fará um acompanhamento rigoroso destas obras”, disse.

Heliponto
A estrutura contará com três pavimentos e um heliponto na cobertura.

De acordo com o prefeito Orly Gomes, o município tem investido muito na saúde desde 2013, como foi o caso da solução junto do governo do Estado, para a inauguração do Hospital Francisco de Assis (HFA) – que resolveu o problema da falta de maternidade em Guarapari.

Agora, com o Hospital Maternidade Cidade Saúde, o objetivo segundo ele,  é ser uma referência regional na resolução de Alta Complexidade. “Hoje grande parte das especialidades nós temos que encaminhar a Grande Vitória. E com este hospital regional, que vai atender a toda região sul, nós vamos ter condições de referenciar os nossos pacientes aqui mesmo para o nosso município”, explicou o prefeito.