Com o objetivo de melhorar o escoamento da produção agrícola, a mobilidade e a segurança no interior, Guarapari receberá mais de 26 milhões de investimento para realizar o projeto Caminhos do Campo.

O projeto Caminhos do Campo faz parte do programa de pavimentação de estradas rurais e municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura  de Guarapari.

Por meio deste investimento as comunidades de Goiabas, Limão, Rio Calçado, Baía Nova, Bom Jesus, São João, Cachoeirinha e Buenos Aires serão beneficiadas com obras de drenagem e pavimentação, adequando e revestindo as estradas rurais do município, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento das áreas de montanhas e mantendo o homem do campo ativo em diversos negócios na área rural, em harmonia com preservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável.

O projeto Caminhos do Campo faz parte do programa de pavimentação de estradas rurais e municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo

Durante uma visita ao município na última quarta-feira, 26 de setembro, o Governador Paulo Hartung ratificou a liberação do investimento no Município. “Guarapari vai licitar e realizar as obras do Projeto Caminhos do Campo, promovendo o desenvolvimento das áreas de montanhas”, comentou o Governador do Espírito Santo. A previsão do Município é que entre os dias 10 a 15 de outubro a licitação seja realizada.

Programa Caminhos do Campo. O objetivo do Programa Caminhos do Campo é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizem o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, e de desenvolver o agroturismo.

De acordo com a Subsecretaria de Infraestrutura Rural do Espírito Santo – Seag, desde o início de 2003, o Programa Caminhos do Campo já pavimentou, em todo o Estado, aproximadamente 1.100 quilômetros de estradas rurais.

Programa Caminhos do Campo já pavimentou, em todo o Estado, aproximadamente 1.100 quilômetros de estradas rurais.

Fortalecimento do agronegócio e agroturismo. O agronegócio e o agroturismo são fontes de rendas e empregos para os produtores rurais, além de abrir caminhos para aqueles que querem empreender nessas áreas, considerando as características ambientais e o clima frio das montanhas do nosso município. A exemplo de cidades brasileiras que obtiveram sucessos na economia, nas questões ambientais relacionadas com potencial do agroturismo e negócios, como: Gramado, Campos do Jordão, Monte Verde e Canela.

Guarapari já deu o primeiro passo para o fortalecimento das agroindústrias com a regulamentação das legislações especificas aplicadas aos temas, promovendo um segurança maior nos serviços e produtos prestado neste segmento, através do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Além disso, os Municípios têm desenvolvido programas ambientais para preservação das nascentes; doação de mudas de uva e diversos produtos rurais, a fim de potencializar o agronegócio nas comunidades nas regiões de montanhas do município; plantio de espécies arbóreas e florísticas para um maior equilíbrio ecossistêmico dessas comunidades; e programas de educação ambiental.

O projeto de desenvolvimento do agroturismo de Guarapari, começa na Serra de Buenos Aires e se estende até a região de Todos os Santos. Mais de 10 (dez) comunidades serão beneficiadas com a política de desenvolvimento voltada para as áreas rurais.

Comments are closed.