A Prefeitura de Alfredo Chaves está instalando novas lixeiras na praça Colombo Guardia, no Centro da cidade. A ação faz parte do projeto de melhorias do espaço, que foi recentemente revitalizado e recebeu um parquinho com brinquedos.

As lixeiras foram instaladas em pontos estratégicos para facilitar a vida das pessoas que passam pelo local. Além dessa medida, a prefeitura vem planejando uma série de ações acerca da destinação do lixo produzido no município. Mas, para a cidade se manter limpa e bem vista pelos turistas, a colaboração dos cidadãos é fundamental, jogando o lixo nas lixeiras, destinando o lixo residencial nas lixeiras públicas antes da passagem do caminhão coletor e agendando a limpeza de quintais, a fim de não acumular lixo nas calçadas nos feriados e finais de semana.

Lixeiras foram colocadas na praça.  Foto: ASCOM/Prefeitura.
Lixeiras foram colocadas na praça. Foto: ASCOM/Prefeitura.

Projetos para destinação final do lixo

Entre as futuras ações que serão desenvolvidas pela municipalidade está o agendamento obrigatório para o recolhimento de entulhos de obras e da limpeza de quintas e a coleta seletiva. Essas medidas fazem parte das medidas para adequar o município ao projeto estadual Espírito Santo Sem Lixão. Para este projeto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Alfredo Chaves participa do Consórcio do Sul do Estado (Consul) com os demais municípios da região. O Consul vem orientando essas cidades acerca de elaboração de um plano que deverá ser apresentando até 2014 ao governo do Estado.

Hoje, o município produz mensalmente cerca de 190 toneladas de lixo comercial e residencial, na sede e no interior, que são recolhidos diariamente e encaminhados à Central de Tratamento de Resíduos de Vila Velha (CTRVV).

Deixe seu comentário