O Portal 27 Comunidades traz nessa semana a denúncia de moradoras dos bairros Jabaraí e Perocão. Nossas leitoras que residem nesses bairros de Guarapari têm encontrado muita dificuldade para vacinar seus bebês.

Imagem ilustrativa

Uma delas que não quis se identificar, afirmou que as Unidades de Saúde dos dois bairros não estavam vacinando, “no mínimo desde o mês passado procuro as unidades e sempre tenho que me dirigir a Muquiçaba. Em ambas, o problema inicial foi o ar condicionado”, afirmou nossa leitora dizendo ter procurado as duas unidades no dia 22 de Janeiro para vacinar seu bebê de apenas seis meses.

Ar condicionado. Segundo outra leitora do Portal 27, “a US de Jabaraí disse que não está funcionando por ter dado problema no ar. Na semana passada, no dia 5 de fevereiro, a sala estava interditada.  Assim fui informada. Liguei na US de Perocão que estava sem as vacinas, porque o ar da sala de vacinação tinha passado por uma manutenção. Por isso, as vacinas foram recolhidas e até o dia de hoje pela manhã não tinham retornado com as vacinas ainda”, afirmou a leitora se referindo ao dia 06 de fevereiro, quando fez a última tentativa de vacinar seu filho, também um bebê, no Posto de Saúde do bairro Perocão.

Segundo nossas leitoras, todo o trajeto para trazer as crianças à Unidade de Saúde de Muquiçaba é dispendioso e complicado, pois estão levando seus bebês. “A unidade de Jabaraí não tem telefone e não dá para ficar pra lá e pra cá com bebê no colo nesse sol. Por isso, dessa vez fui direto a Muquiçaba”, afirmou. 

Outra moradora do bairro Jabaraí foi no último dia 13 até a Unidade de Saúde do bairro e não teve sucesso. “Fui informada de que o ar condicionado está queimado e não tem previsão de consertar. Por isso não estão dando vacina”, afirmou.

Procuramos a Prefeitura Municipal de Guarapari para verificar se há previsão para solução das questões levantadas pelas leitoras e recebemos a seguinte resposta:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o ar-condicionado e a sala de vacina de Jabaraí estão funcionando normalmente. Já em Perocão, a sala de vacina não está funcionando pois o ar- condicionado, que recebeu manutenção em dezembro e agora em janeiro, apresentou problema novamente. Uma equipe esteve no local e amanhã vai retornar para solucionar o problema. 

Enquanto isso, os moradores de Perocão devem procurar a sala de vacina da Unidade de Saúde de Jabaraí ou a do Centro Municipal de Saúde.  

Quanto ao telefone da unidade de Jabaraí, a Administração Municipal já entrou em contato com a operadora para manutenção da linha, pois o aparelho é novo e o problema é do lado de fora da unidade”. 
Deixe seu comentário

Comments are closed.