Banner TOP
Ribero e Padua
JB Padrão

A falta de medicamentos, suspensão de exames preventivos e infraestrutura precária da Unidade de Saúde do Una em Guarapari são problemas apontados pelos moradores de quatro bairros da Grande Setiba, que são atendidos na Unidade e estão revoltados com a situação.

Ontem, um grupo de vinte pacientes que precisam ser atendidos com freqüência no local, foram até o bairro protestar para chamar atenção do poder público. De acordo com a representante da Associação de Moradores da Grande Setiba, que compreende os bairros Elza Nader, Paturá, Setiba e Una, Maria Angela Souza Bezerra o protesto foi à única maneira que a população encontrou para ter seus direitos atendidos. “Nós não temos curativo, falta de remédios, o preventivo não tem previsão de quando teremos, o posto está mofado, esgoto na frente da Unidade, a população está pedindo socorro”, disse Angela.

ng2267976
um grupo de vinte pacientes que precisam ser atendidos com freqüência no local, foram até o bairro protestar pela falta de medicamentos.

Segundo os moradores os problemas estão acontecendo desde outubro do ano passado e várias ações de mobilização já foram feitas pela comunidade. No último dia 3, os moradores realizaram outro protesto reclamando da transferência do médico que atendia na Unidade e teria sido transferido pela prefeitura para trabalhar no interior do município. Ontem o médico voltou a trabalhar na Unidade.

 No entanto a promessa de que uma nova Unidade seria construída e a atual substituída é antiga, afirmaram os pacientes que aguardam a inauguração da Unidade de Saúde que fica no trevo de Setiba e até hoje o local não foi entregue à população.

exames-viver-melhor-dany-lopes-edileide-soudegloria-mulher-hoje
Eles também reclamam da falta de exames.

O aposentado Arnaldo Netto da Penha, 84 anos, é hipertenso, tem diabetes, já fez uma cirurgia para retirada de coágulo no cérebro e duas cirurgias no coração. Ele conta que precisa de medicamentos do Posto de Saúde, pois faz uso de vários e não tem condições de comprar todos, no entanto nem sempre consegue todos os medicamentos gratuitamente. “Cada vez que eu vou lá ao posto, só tem um ou dois remédios, o restante eu tenho que comprar na farmácia”, disse Arnaldo.

Procurada, a prefeitura respondeu por meio de nota  que:

Curativos. A Secretaria da Saúde informa que a sala de curativo está passando por adequações e adaptações para retornar ao funcionamento normal.

 Medicamentos. De acordo com a gerência da Unidade, não verifica-se a falta de medicamentos. Em alguns casos ocorreu atraso na entrega por conta do processo licitatório de compra dos mesmos, entretanto, todos os medicamentos já estão sendo entregues nas Unidades. Quando há falta de algum, é solicitado pela enfermeira da Unidade de Saúde.

Referente ao medicamento CLONAZEPAN, este realmente não possui na unidade, pois trata-se de um medicamento controlado e, por exigirem um controle maior, são distribuídos pela farmácia da Unidade Arnaldo Magalhães que conta com farmacêutico para tal função.

Exames. Os exames da rede básica de saúde estão sendo realizados como laboratório CEAC, em Guarapari, ou em Vitória pelo laboratório Exame Center. A Prefeitura está em fase de licitação de qual laboratório irá assumir esta função. O município está realizando os exames pelo sistema de cotas ou seja, é dado á preferência aos idosos, crianças, gestantes e exames mais urgentes, os demais são encaminhados para a realização no município de Vitória.

 Nova Unidade de Saúde – Unidade de Saúde de Setiba/UNA . A Prefeitura segue realizando as obras e recentemente, a unidade recebeu a visita da equipe de engenharia do Governo Estado, que busca realizar todas as adequações necessárias para que a Unidade possa ser inaugurada dentro de todas as normas estruturais e sanitárias exigidas.  Assim que inaugurada, a unidade comportará duas equipes completas de Estratégia de Saúde da Família.

Por Rosimara Marinho

Camara Municipal de Guarapari – Participe
Ideally

Banner Marcelo
Institucional MAllagutti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here