A Ong Transparência Guarapari continua o seu trabalho fiscalizando os poderes executivo e legislativo da cidade. Formada após diversas manifestações contra o aumento de salários dos vereadores em 2011, a Ong agora tem várias frentes de batalha. A última delas é a situação do horário das sessões, que antes eram realizadas as 19h00  e agora passaram ser as 15h00, o que segundo a presidente da Ong, Raquel Gerde está impossibilitando a presença da população. “As pessoas estão alegando que este horário é inviável. A Transparência tem sido muito cobrada em relação a este horário”, disse ela.

A presidente disse que já protocolou oficio na casa e até agora não recebeu resposta da Câmara. “A nossa sugestão é que se faça uma audiência pública, por que este horário foi trocado sem consultar a população”, afirmou. Ou critica de Raquel é com relação à pauta das sessões, que a Ong e outras entidades não estaria recebendo cópias com antecedência. “Nós pedimos essas pautas para que pudéssemos dar divulgação com antecedência ”, diz.

DSC04869
Vereadores dizem que horário segue padrões estaduais.

Resposta

“Se verifica uma participação mais expressiva neste novo horário das 15 horas do que quando a sessão era realizada às 19 horas”

Sobre o horário das sessões, a Câmara Municipal de Guarapari, respondeu através da assessoria de comunicação que  “A Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa e todas as Câmaras Municipais da Grande Vitória realizam suas sessões às 14 horas assim como fez a Câmara Municipal de Guarapari, que agora realiza as sessões às 15 horas, visando à redução dos gastos como com energia elétrica bem como em não ter de pagar hora extra aos funcionários. Por isso, as sessões são realizadas em horário normal de expediente, quando se verifica uma participação mais expressiva neste novo horário das 15 horas do que quando a sessão era realizada às 19 horas. Lembrando que a sessão é exibida ao vivo pela TV Guarapari com reprise às 19h30. Diz a nota.

Sobre divulgar antecipadamente as pauta das sessões, a Câmara respondeu o seguinte: “A Câmara Municipal de Guarapari, vem por meio desta, esclarecer que de acordo com o Regimento Interno, que rege esta Casa de Leis, determina que a pauta da sessão ordinária seja fixada no quadro de avisos situado na própria instituição, no lado externo, com 24 horas de antecedência, o que tem sido feito rigorosamente. Aproveita a oportunidade, ainda, para informar a todos os cidadãos que tiverem o interesse de ter ciência do teor da pauta antes da sessão, sinta-se convidado a comparecer em nossa Casa de Leis”, finaliza a nota.

 

Deixe seu comentário