Após ser depredada pela segunda vez, nos próximos dias a “Pomba da Paz” e a letra “Z” do letreiro da Praça da Paz na Praia do Morro estará de volta ao local para novamente compor uns dos pontos turísticos mais conhecidos de Guarapari.

Os materiais, feitos de fibra, estão sendo reformados pelo artista plástico Giuliano Filippi, criador do monumento paz e de outras obras espalhadas pela cidade como o São Pedro da Prainha, os golfinhos, o marlim, a onça e o pescador, esses dois últimos, localizados no Morro da Pescaria. “Gosto do que eu faço, tenho prazer em ver o meu trabalho realizado”, afirmou Giuliano.

Após segunda depredação, artista pede mais cuidado com o patrimônio público. Fotos – SEMCOS/PMG.

O trabalho de restauração tem sido feito com muito cuidado, segundo o artista o material estava muito quebrado em decorrência da ação dos vândalos. “A pomba estava com as assas e um dos pés quebrados, já a letra Z estava rachada em vários lugares”, disse o artista.

“É muito triste ver uma obra minha sendo tratada, por algumas pessoas, dessa forma.”Fotos – SEMCOS/PMG.

“É muito triste ver uma obra minha sendo tratada, por algumas pessoas, dessa forma. Meu trabalho deixou de ser original desde a primeira ação dos vândalos e o que eu sinto é uma sensação de impotência diante de tudo isso. As pessoas precisam ter mais cuidado com o patrimônio público, que é um bem comum a todos”, afirmou.

O artista disse ainda que a pomba existe a 10 anos e em menos de 2 meses foi alvo de ações de pessoas que não se importam com o próximo, que não querem ver sua cidade bonita. “Estou fazendo o melhor que eu posso, mas agora esse trabalho já não me passa o prazer da criação. Espero que a pessoa que fez isso pague pelo ato de alguma forma, acertando o valor do conserto, ou fazendo algum trabalho voluntário em prol do nosso município, só assim saberá o valor do trabalho” finalizou o artista.

A polícia e a prefeitura já sabem quem é o rapaz que praticou tal ato, trata-se de um menor. A família já foi acionada.

* Com informações da Secretaria de Comunicação / Prefeitura de Guarapari

Deixe seu comentário

Comments are closed.