O prazo para a entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) deve ser reduzido drasticamente no Espírito Santo. Atualmente de 90 dias, o tempo de emissão será encurtado de forma gradual até chegar a 15 dias, segundo informou a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).
A CIN substitui o antigo Registro Geral (RG) e agora utiliza apenas o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único válido em todo o país, padronizando o sistema de identificação civil brasileiro.

Prazo deve cair para menos de 30 dias ainda em 2025
De acordo com a PCIES, o aumento na procura pelo novo documento gerou uma fila de impressão, o que estendeu o prazo atual. Para reverter o cenário, a instituição vem adotando estratégias de otimização e reforço na capacidade de atendimento.
A expectativa é que, até dezembro deste ano, o tempo médio para a entrega caia para menos de 30 dias. A meta estabelecida para 2026 é de que o documento seja entregue em até 15 dias após a solicitação.
A Polícia Científica destacou ainda que a fila de documentos pendentes já vem sendo reduzida e que, em muitos casos, a entrega ocorre antes do prazo oficial.
Cidadão não precisa ter pressa
Apesar das mudanças, a PCIES reforça que não há necessidade de urgência para a substituição do RG pela nova CIN. O documento antigo permanece válido até 1º de março de 2032.
Desde o início da emissão da nova identidade, em janeiro de 2024, mais de 328 mil carteiras já foram emitidas no Espírito Santo.
Como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional no ES
O agendamento é feito on-line, todas as sextas-feiras, às 8h, para 31 postos de identificação no Estado.
É recomendado que o cidadão acesse o sistema alguns minutos antes do horário de abertura das vagas.
Nos municípios onde o sistema digital ainda não está disponível, o agendamento deve ser feito presencialmente em um posto de atendimento.
Postos com agendamento on-line
O serviço está disponível em:
Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Iúna, Linhares, Marataízes, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra (2 postos), Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha (2 postos) e Vitória (2 postos).
Documentos necessários
CPF;
Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada);
Comprovante de residência;
Foto 3×4, se o posto não tiver coleta biométrica.
O cidadão também pode incluir números de outros documentos (CNH, Carteira de Trabalho, Cartão do SUS etc.) — basta levá-los no momento do atendimento.
Postos com coleta biométrica (não é preciso levar foto 3×4)
A coleta é feita nos postos de: Alegre, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins, Faça Fácil Cariacica, Fundão, Guarapari, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra (incluindo Detran), Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória (Assembleia Legislativa, Casa do Cidadão e Central).
A orientação é evitar roupas brancas no dia do atendimento, para garantir melhor contraste na fotografia.
Sobre a nova CIN
A Carteira de Identidade Nacional é um documento mais seguro e padronizado, com fluxo único de dados em todo o Brasil. Disponível em formato físico e digital, a CIN elimina divergências regionais de identificação e garante maior confiabilidade nas informações do cidadão.











