A Prefeitura de Anchieta implantou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um projeto experimental de captação de água dos aparelhos de ar condicionado. Com o sistema que já está funcionando, é possível captar cerca de 200 litros de água por semana (cerca de 10.000 litros/ano), a partir das condensadoras (equipamento interno do ar condicionado) dos sete aparelhos que estão instalados nos diversos setores da Secretaria.

A água é utilizada na lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e limpeza em geral. O Projeto foi proposto pelo servidor público da Prefeitura, Carlos Eduardo Guerra, 45 anos, que atua na Secretaria de Meio Ambiente e teve total apoio da Administração.De acordo com o secretário Marcelo Dalbom, para implantar o projeto na Secretaria de Meio Ambiente foram investidos aproximadamente R$ 100,00.

Captação
O Projeto foi proposto pelo servidor público da Prefeitura, Carlos Eduardo Guerra, 45 anos.

O sistema foi testado e já vem apresentando resultados. No entanto, ele explicou que a água não é potável, não podendo ser ingerida nem utilizada na produção de alimentos sem tratamento prévio. O secretário disse ainda que “o objetivo da medida é diminuir o consumo de água proveniente do sistema público de abastecimento, aproveitando de forma alternativa e complementar a energia utilizada nos aparelhos de ar condicionado, gerando economia de recursos naturais e recursos públicos”.

Cabe ressaltar que os aparelhos de ar condicionado só são utilizados quando há real necessidade de refrigeração, não sendo ambientalmente e economicamente viável mantê-los em funcionamento para produção de água.

Secretário de Meio Ambiente
Secretário de Meio Ambiente Marcelo Dalbom junto com o servidor público Carlos Eduardo discutindo sobre o projeto de captação de água de ar condicionado.

De acordo com o Prefeito Marcus Assad, esta é uma dentre as várias alternativas que podem ser implementadas em prédios públicos e privados, no sentido de diversificar o acesso e utilização dos recursos naturais. Acrescenta que solicitou à Secretaria de Meio Ambiente que realize um estudo para expandir o projeto para outros setores da Administração, o que já está em curso.

Ainda segundo o Prefeito, está sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, um estudo para que os moradores e empreendedores que implementares medidas alternativas de economia de água e geração de energia sejam beneficiados com incentivos fiscais.

Prefeitura implanta projeto de captação de água dos aparelhos de ar condicionado
“Estamos elaborando um Projeto de Lei, para que as pessoas e empresas que captam água da chuva e de ar condicionado ou instalem sistema de aquecimento solar, entre outras medidas, recebam incentivos da Prefeitura, em compensação ao investimento realizado, o que estimulará a ampliação das iniciativas”. disse Marcelo.

ar condicionadoO projeto ainda está sendo elaborado e a maneira como será concedido o benefício está sendo estudada para apresentar ao prefeito Marcus Assad.

Entenda como funciona o projeto de captação de água do ar condicionado:
Para o funcionamento do sistema de captação de água, foram utilizadas mangueira de 1/2 polegada, conexões, torneira e 1 galão para o armazenamento da água. Com o sistema funcionando, para sete aparelhos de ar condicionado, são captados por semana em torno de 200 litros de água.

Deixe seu comentário