No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, Vitória vai receber a 11ª edição do Seminário Viver Mulher, que acontece nos dias 15 a 18 de março no hotel Golden Tulip Porto Vitória. O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH)

O seminário acontece em todos os estados do país e este ano será realizado em Vitória.

Segundo a diretora do CONTRATUH Laudiceia Carmo, o seminário acontece desde quando foi promulgada a Lei Maria da Penha e a cada ano é realizado em um estado diferente. Este ano os temas discutidos são despertar mulher, empoderamento da mulher, direitos da mulher, assédio moral e desigualdade, enfrentamento a violência doméstica e combate a todos os tipos de violência.

Laudiceia lembrou que toda mulher tem direito ao respeito, a dignidade, a igualdade e não sofrer violência. Ela também ressaltou que o Espírito Santo ocupa o segundo lugar no ranking de violência doméstica no país. “Nosso Estado hoje é o segundo do país em violência doméstica, em violência contra a mulher. Ficamos apenas atrás de Alagoas. A cada minuto uma mulher é agredida no nosso Estado e a cada dois ou três minutos se mata uma mulher. Isso é grave e não é para se deixar passar em branco”.

O Espírito Santo é o segundo estado com maior registro de violência doméstica do país.

Ela também ressaltou a discriminação que as mulheres sofrem no trabalho e a diferença salarial entre a mulher e homem dentro de uma empresa. “A mulher tem muita força e capacidade para ocupar o mesmo cargo que um homem, mas na hora da remuneração isso também é tomado dela. Acham que ela não pode receber a mesma remuneração que um homem e isso é tratado pela gente também, nós fazemos esse trabalho de enfrentamento, o empoderamento da mulher está dentro deste contexto”.

A diretora do CONTRATUH também afirmou que “nós nos encaixamos na questão de gênero, então vamos falar de todas as questões da mulher, todas as questões de gênero em que estamos inseridas. Vamos falar da questão da mulher negra, trataremos sobre a deficiência e também da homossexualidade. Afinal, você é dona do seu corpo e faz dele o que quiser. Existem casos em que a pessoa deixar de ser quem é de fato porque outros não concordam. Tem muita gente se reprimindo até hoje porquê da família e pelo receio de não ser aceita. Então essa é uma das nossas bandeiras também porque acho que a liberdade tem que ser igualitária”.

Além dos direitos femininos, o seminário também vai abordar o tema atenção à saúde do homem. “Nós cuidamos não só do nosso corpo, mas cuidamos também dos nossos maridos também vamos falar da saúde do homem nessa palestra porque a maioria dos homens não fazem o exame de toque, que é de suma importância para que não tenham câncer de próstata. Tem muito homem ainda que tem dificuldade de ir ao médico fazer isso, então vamos abordar isso com as mulheres esse ano”, explicou a diretora do CONTRATUH.

Ela também falou sobre a importância dos homens participarem do evento. “Nossa expectativa é de pelo menos 200 inscritos aqui em Vitória. Tivemos 320 no Maranhão e mais de 200 em Brasília. Em todos os lugares os homens também participam e é importante que eles venham discutir isso com a gente porque é uma forma de conscientizá-los de que não se pode bater em mulher, que devemos ser respeitadas e também é uma oportunidade para que eles levem isso para outros homens”.

O seminário tem início no dia 15 às 19 horas e segue até o dia 18 durante o dia todo. A inscrição pode ser feita pelo trabalhador da categoria gratuitamente no sindicato e as demais pessoas interessadas podem fazer a inscrição através do site www.contratuh.org.br, o valor é de R$ 100,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!