Os candidatos que se inscreveram para a vaga de soldado combatente da Polícia Militar devem ficar atentos para os locais da prova intelectual que será realizada no próximo domingo (15). Espera-se que os 45.710 inscritos participem do exame. Os locais de prova podem ser consultados na página da empresa organizadora do concurso na internet (www.exatuspr.com.br) e no site da Polícia Militar (http://www.pm.es.gov.br/). Este é o maior concurso destinado à Polícia Militar já realizado pelo Governo do Estado.

As provas serão realizadas na Grande Vitória, Cacheiro de Itapemirim, Linhares e Colatina, com início previsto para as 14 horas, mas os candidatos devem se antecipar e chegar ao local com, pelo menos, uma hora de antecedência.

A prova intelectual consistirá em 40 questões de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, além de Redação, totalizando 100 pontos. Os candidatos terão 4h30 responder às questões e marcar o cartão de resposta, que deve ser preenchido com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Homens e mulheres, com idades de 18 a 28 anos, ensino médio completo e altura mínima de 1,60 para o sexo feminino e 1,65 para o sexo masculino, participam da seleção. A previsão é que o gabarito oficial preliminar da prova objetiva seja divulgado a partir das 20 horas do dia 16 de setembro pelo site (www.exatuspr.com.br). O resultado provisório da prova objetiva e da redação está previsto para o dia 23 de setembro a partir do mesmo horário.

Etapas

As etapas do concurso também irão incluir Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica e psicológica, além de investigação social. A previsão é que os aprovados no concurso iniciem o Curso de Formação no início de 2014.

Curso de formação

O treinamento terá a duração aproximada de seis meses. Durante o curso, os alunos aprendem conhecimentos específicos sobre segurança pública. Entre as disciplinas aplicadas, estão: polícia comunitária interativa, legislação, gerenciamento de crise, direitos humanos na atividade policial, técnicas policiais, armamento, defesa pessoal, tiro policial, entre outras. O treinamento é encerrado com atividade prática de policiamento a pé.

O salário para o cargo de soldado combatente é de R$ 2.631,97, incluindo gratificações. Durante o curso, os alunos soldados recebem remuneração de R$ 1.112,14.

Com a contratação de novos militares, o Governo espera aumentar o efetivo da PMES que chegará a 10 mil policiais na ativa até 2014. Atualmente, a corporação conta com 7.800 servidores.

Fonte: PMES

Deixe seu comentário