Corte de Castanheiras para construção de Centro Turístico não agrada moradores da Praia do Morro

Em uma época em que se fala tanto em preservação da natureza duas castanheiras, localizadas no final da orla da Praia do Morro, serão retiradas pela prefeitura para a construção do Centro Turístico e Cultural, que vai abrigar um posto da Polícia Ambiental, a sede da 1º Cia da Polícia Militar, a Central de Videomonitoramento e as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) e de Turismo.

O Centro Turístico e Cultural será no final da Praia do Morro, aos pés do Parque Morro da Pescaria, e para a realização da obra a prefeitura quer cortar duas castanheiras no local. Foto: Rafaela Patrício

A presidente da Associação de Moradores da Praia do Morro, Fátima Fonseca, afirmou que a notícia não agradou os moradores do bairro. “A gente não quer que saía mais nenhuma árvore dessa praia. A associação é contra o corte de qualquer árvore, principalmente, na orla”.

Fátima revelou que o projeto do Centro Turístico e Cultural  prevê a retirada das árvores para dar acesso ao Parque Municipal Morro da Pescaria e sugeriu que elas sejam contornadas e não cortadas. Segundo ela, na assinatura da ordem de serviço para a realização da obra a justificativa apresentada para a retirada das árvores foi de que as castanheiras não são árvores nativas e que sua retirada não traria prejuízos ao meio ambiente já que morcegos levam as castanhas para o Morro da Pescaria e por isso, 11 mudas já cresceram no local.

Porém, ela não ficou convencida e lembrou que as castanheiras deram nome a uma das praias da cidade e já sofreram muitas retiradas durante o período de reurbanização da Praia do Morro. “Eram 290 árvores e deveriam saír só 90, mas saíram muito mais do que isso.  As mais prejudicadas foram as castanheiras justamente porque elas são árvores exóticas e não são brasileiras. Mas, isso é só justificativa para retirar as castanheiras e aí depois eles não plantam outras árvores”.

Fátima Fonseca, é contra a retirada das árvores.

Ela também  ressaltou que as castanheiras são antigas e importantes para um grupo da terceira idade que se exercita na praia. ” Um grupo de idosos fazem daquele espaço um local de contemplação, conversam e praticam esportes embaixo daquelas árvores. Eles também se manifestaram contra a retirada porque depende dessas castanheiras que fazem uma sombra boa para eles. Como vão retirar árvores, mesmo que sejam castanheiras, bem na subida de um parque ambiental?”, questionou a presidente da Associação de  Moradores.

O Portal 27 procurou a prefeitura diversas vezes para saber porque mais árvores serão cortadas no município e se não seria possível adaptar o projeto mantendo as árvores no local. Mas até o fechamento dessa reportagem não recebeu nenhuma resposta.

Arquivado em:

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *