A luta contra a dengue não para em Itapemirim e os motivos para comemorar só têm aumentado. Dessa vez, o número de notificações no primeiro trimestre de 2014 é o grande motivo de satisfação. De janeiro a abril, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 26 notificações da doença, contra 223 no mesmo período do ano passado. Uma redução de quase 90%. Quanto ao número de casos positivos, a satisfação é ainda maior. Em 2013, 58 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da dengue, contra apenas um caso neste ano. Os motivos para os bons resultados são muitos.

Para combater a dengue, a secretaria de Saúde aumentou o efetivo de Agentes de Endemias. Hoje, são quatro equipes, com seis agentes em cada. Uma equipe de bloqueio (que faz o isolamento com inseticida quando são identificados casos positivos) e uma de ponto estratégico completam o setor.

Outra importante ação que resultou na diminuição dos casos foram as visitas a residências aos sábados, durante o verão.
Outra importante ação que resultou na diminuição dos casos foram as visitas a residências aos sábados, durante o verão.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, o aumento do efetivo possibilitou que as residências fossem visitadas mais vezes durante o ano. “Antes, os agentes não conseguiam completar o ciclo, pois o número de profissionais era insuficiente para atender todo o município. Agora, cada agente consegue visitar 25 casas por dia e o retorno é feito na data certa. A orientação e a prevenção ainda são as armas mais poderosas na luta contra o mosquito da dengue e, por isso, as visitas são extremamente importantes”, comenta Alex.

Outra importante ação que resultou na diminuição dos casos foram as visitas a residências aos sábados, durante o verão. O objetivo foi conseguir realizar o atendimento a casas que ficam fechadas durante o ano, como as de turistas. Muitas vezes, a falta de cuidado nestas residências comprometia toda a região, como explica Alex.

“Não adiantava cuidarmos de todo o quarteirão se uma casa ficava de fora. As ações aos sábados vieram para acabar com esse problema e o resultado foi muito bom. Nossas equipes conseguiram atender muitas residências que antes não se podia entrar. Por isso, repetiremos essa ação neste feriado da Semana Santa, quando muitos turistas retornam para o nosso litoral”, afirma o secretário.

O prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, está satisfeito com os resultados. “Esses números são a prova de que estamos no caminho certo. São profissionais competentes conseguindo realizar seus trabalhos com qualidade e determinação. Vamos continuar na luta contra a dengue em Itapemirim durante todo o ano e, também, nos próximos”, finaliza.

Deixe seu comentário