Todas as terças-feiras são diferentes para os alunos da 5ª série da escola estadual, Manoel Rozindo da Silva, em Meiaípe, Guarapari. À tarde, eles recebem uma visita do Soldado Jonas, junto com o Policial Medeiros, para mais uma aula do O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

O programa que foi implantado no Brasil em 1992, hoje conta com 04 cursos: Proerd educação infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário. Em Guarapari começou em 2004 e já formou até hoje, mais de 8.000 estudantes.

Ao todo são 10 lições apresentadas em sala de aula, através de uma revista educativa
Ao todo são 10 lições apresentadas em sala de aula, através de uma revista educativa

Uma vez por semana, o Policial Proerd, como é chamado o professor, dedica seu tempo de trabalho às crianças para ensinar como elas devem tomar as rédeas de suas vidas, com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias ilícitas. Ao todo são 10 lições apresentadas em sala de aula, através de uma revista educativa, que promove a interação dos pequenos, além do aprendizado e da educação, promovidos pelos PMs. Para Hilary Azevedo, de 11 anos, o Proerd trouxe mudanças no seu dia a dia, ela aprendeu a tomar decisões melhores e saber que as drogas fazem mal para a sua vida e saúde.

“Com as aulas do tio Jonas eu aprendi muitas coisas, como a tomar decisões melhores no meu cotidiano, que as drogas fazem mal a nossa saúde. Tudo que eu aprendo aqui dentro da escola, eu passo para os meus amigos e para a minha família, todo mundo precisa saber que devemos resistir às drogas e lutar contra esse mal”. Explica a jovem.

A professora de ensino religioso, Maria Esther, disse que depois que os policiais começaram a dar as aulas, sentiu a diferença na aprendizagem e no modo de falar e agir das crianças. “Elas estão mais espertas, melhoraram bastante no comportamento em sala de aula e na disposição para aprender a lidar com esses tipos de assuntos. Quero que os meus netos também participem desse programa, eu aprendo sempre com eles nas aulas. Deveriam expandir para as outras séries o curso. Eles estão em uma fase importante, que devem aprender e serem alertados dos males nas ruas e com as amizades”. Disse ela.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd

A meta que engloba todo o projeto é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas utilizadas pelos jovens, assim como o seu comportamento violento. Ao todo no município, cerca de 10 escolas são atendidas por ano. Neste 1º semestre, quatro unidades de base educacional estão sendo atendidas pelo Proerd. O número deve dobrar até o final do ano.

Neste 1º semestre, quatro escolas estão sendo atendidas pelo Proerd.
Neste 1º semestre, quatro escolas estão sendo atendidas pelo Proerd.

Para o Soldado Jonas, é gratificante contribuir para uma sociedade melhor, que entendam que é importante sim, investir em educação desde a base e que é uma importante atitude para formar melhores cidadãos, afastando essas crianças do mundo dos entorpecentes.

“É sempre gratificante poder contribuir com o que fazemos para a construção de uma sociedade um pouco mais igualitária, que entendam que é importante investir na educação desde a base. Nós levamos o conhecimento, informando que as drogas causam um dano às pessoas. Queremos integrar mais a escola, a polícia, a comunidade e principalmente a famílias dessas crianças, nesse convívio escolas”. Conclui o Militar.

Deixe seu comentário