A família da aposentada Delma Moreira, de 64 anos, já recorreu ao Ministério Público, e agora implora ao Estado uma vaga em hospital de alta complexidade, pois precisa passar por uma cirurgia de urgência.

A mulher é diabética, está internada em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari, mas por conta de uma infecção no sangue, os rins estão parando de funcionar e a demora pode custar a vida da aposentada.

O pé da aposentada está necrosando.

“O pedido para transferência foi realizado na noite de segunda-feira, um advogado já entrou com o pedido via Ministério Público, mas a vaga ainda não saiu. Ela sofre de diabetes, e o pé dela está necrosando. Os rins estão parando porque a infecção foi para o sangue. Não podemos esperar muito tempo mais. Aqui infelizmente não temos mais recursos. Ela está sendo bem atendida na Upa, mas precisamos de urgência da transferência pelo estado”, disse o sobrinho, o vigilante Rodolfo Rodrigo.
Dona Delba é acamada e por complicações da diabetes, pode ter que amputar até a perna.

“O pé já necrosou, e a perna está necrosando também. Ela já deveria ter passado por cirurgia, mas devido ao atual momento de pandemia, a cirurgia foi sendo adiada. Mas agora não dá mais. Os rins estão parando, a infecção está aumentando. Precisamos retirar ela urgente dessa situação”, explicou a assistente social Lilian Regina de Melo, amiga da família.