O aplicativo do estacionamento rotativo, que tinha como intuito facilitar a vida dos moradores da cidade que precisassem usar uma vaga das zonas de cobrança, acabou atrapalhando. Uma moradora notou, nas últimas semanas, que o aplicativo ativou cobranças automaticamente, mesmo quando ela estava em casa com o carro na garagem.

De acordo com a Tatiane Littike, coach integral sistêmico e estudante de psicologia, o problema começou quando o aplicativo ativou automaticamente e fez a cobrança da vaga em um dia que ela estava usando o rotativo. Ela achou estranho, porém aceitou que ativou porque ela estava na vaga, no entanto, quando estava em casa foi que a situação ficou estranha.

Segundo a moradora, cobranças indevidas foram feitas pelo aplicativo.

“Eu fui ao Centro levar um lanche ao meu irmão e não ativei o aplicativo porque seria coisa rápida, antes de 15 minutos eles não cobram, mas quando eu voltei o meu aplicativo tinha notificado que foi cobrado. Eu pensei ok, eu tinha crédito e ele foi cobrado, mas eu percebi que meu crédito desapareceu depois de alguns dias, eu coloquei mais, fui ao Centro e parei por 5 minutos, e novamente o aplicativo cobrou”, disse a moradora.

Ela então  chegou ao que considera oo principal problema, a cobrança indevida com o carro em casa. “O problema foi quando eu estava em casa e vi uma notificação do aplicativo, quando fui olhar ele já tinha começado uma contagem regressiva de ativação em uma vaga, com o meu veículo parado em casa.”

Cobrança do rotativo, segundo a moradora o aplicativo ativou sozinho quando ela estava em casa.

Outros problemas

Anteriormente, no mês de março, o estacionamento rotativo sofreu uma polêmica com relação a cobrança de vagas em ruas que não possuíam placas informativas, a situação viralizou através de um vídeo feito por um morador da cidade.

Na época, porém o problema foi rapidamente resolvido, relembre a situação aqui. Rotativo para de ser cobrado em rua sem placa informativa em Guarapari | Portal 27 – Notícias de Guarapari e região

O que diz a empresa

Tentamos entrar em contato com a assessoria da empresa Rizzo Parking, para que prestassem esclarecimentos sobre a situação, se conheciam o erro do aplicativo e se os clientes cobrados de forma indevida poderiam receber um estorno, segue abaixo a resposta.

“Não houve erro do aplicativo, se trata de uma ferramenta que esta habilitada dentro do app.

Se chama débito automático. Quando esta função está ativa, o usuário não precisa ativar ticket ao estacionar no estacionamento rotativo, pois, uma vez com esta ferramenta ativa, o monitor ao ler a placa do veículo, realizara a compra do ticket intermediário automaticamente.

Ou seja, por exemplo: Um usuário foi ao banco, e ativou o ticket de uma hora. Porem demorou mais que o normal dentro do banco, ele não precisara se preocupar em ativar um novo ticket, pois quando um monitor fazer a leitura da placa, e esta placa estiver sem ticket, o sistema automaticamente ativara um novo ticket para que a pessoa que possui saldo no app, não tenha que se preocupar com irregularidade.

Uma vez estacionada dentro da área do rotativo, deve-se ativar o ticket. Como não houve falha do sistema, ou do app, não há motivos para reembolso de tarifa de utilização da área rotativa.

Quanto a situação dela estar em casa e ativar o ticket. Há algumas possibilidades para ser analisada.

Uma delas, seria se ela estava em área do rotativo SEM internet no celular naquele momento, e quando chegou em casa conectou no wi-fi e chegou a notificação. Outra possibilidade que não podemos descartar, e que ela deve nos procurar para ser possível a análise: um monitor ter digitado a placa incorreta e por azar ser a placa dela. Mas essa chance é quase remota. Em todos os casos, orientamos buscar nosso suporte, temos esse número de WhatsApp +55 19 99846-7801 e também o e-mail [email protected]“, declarou a empresa.