Para tentar diminuir a criminalidade e dar mais fluidez no trânsito os municípios da região metropolitana da Grande Vitória pretendem integrar o sistema de videomonitoramento das cidades.

Atualmente, já realizam videomonitoramento as cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari. Entre as formas de união estudadas está uma comunicação rápida por programa ou por aplicativo entre os municípios. Também se discute a integração dos monitores via fibra ótica ou internet, entre outras opções.

A proposta ainda está sendo analisada, mas na última segunda-feira (10) estas prefeituras se reuniram no 1º Encontro Metropolitano de Videomonitoramento do Estado, que foi realizado em Vila Velha.

Central de videomonitoramento em Guarapari.

Durante o encontro as prefeituras compartilharam experiências com o trabalho desenvolvido pelo videomonitoramento e discutiram as formas de utilizar a tecnologia já disponível na integração do sistema. O objetivo desta integração é poder trabalhar ampliando os limites do município, acompanhando uma ocorrência que segue para outra cidade. Se um crime aconteceu em Vila Velha e os suspeitos fugiram de carro em direção a Vitória, será possível acompanhar esse veículo pelo videomonitoramento e passar as informações.

Guarapari, que atualmente conta com 80 câmeras de videomonitoramento, apresentou o sistema Gestão Livre de Parque de Informática (GLPI), que é um software livre inteiramente web que facilita o trabalho de gestão. “É uma ferramenta de fácil acesso e que muito contribui para o funcionamento e a agilidade do videomonitoramento”, afirmou  o analista de Tecnologia da Informação de Guarapari, Claudiney Alves

Na última segunda-feira (10) estas prefeituras se reuniram no 1º Encontro Metropolitano de Videomonitoramento do Estado

A equipe de Guarapari vai começar o projeto de treinamento em cada município sobre o GLPI já nos próximos dias e um novo encontro de videomonitoramento vai acontecer em maio, em dia e local a serem definidos.

Deixe seu comentário

Comments are closed.