Na manhã desta terça-feira (06), foram apreendidos 169 kg de peroá provenientes de pesca irregular durante uma ação conjunta realizada pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária de Guarapari. A embarcação também foi apreendida e o proprietário conduzido à Delegacia por crime ambiental.

A operação foi planejada após denúncias sobre a captura de peroá com tamanho inferior ao permitido e com utilização de equipamentos proibidos. Em uma das embarcações fiscalizadas, o proprietário não apresentou a carteira de pescador profissional e a autorização do Ibama para a pesca de peroá.

Polícia Ambiental
O peroá a ser pescado deve ter o tamanho mínimo de 20 cm. Menor que isso não pode ser capturado, nem comercializado. Foto: Fábio Henrique/portal27

Por se tratar de crime ambiental realizar a pesca de uma determinada espécie sem autorização do órgão ambiental, o proprietário da embarcação foi conduzido à Delegacia, juntamente com o pescado apreendido. A pena prevista é a detenção de um a três anos e multa.

A Polícia Ambiental informa que a pesca de peroá possui regulamentação. Esse peixe não pode ser capturado com o uso de puçá e o tamanho mínimo para a pesca e comercialização dos indivíduos é de 20 cm.

Com apoio de Vinicius Rangel