O Portal 27 em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Guarapari) promoveu na noite de ontem (12) um seminário sobre o Direito Eleitoral – as novas regras sobre a propaganda eleitoral e o financiamento de campanha.

As palestras foram ministradas pelo advogado Willians Fernandes Sousa e o advogado e contabilista Ricardo Rios do Sacramento, que é controlador da prefeitura de Piúma. Durante o seminário, os advogados deixaram bem claro que nas eleições 2016, cada centavo estará em disputa. Sem doações empresariais e os novos limites de gastos de campanhas impostos pelo TSE, especialistas acreditam que as campanhas políticas deste ano deverão ser mais modestas.

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Advogado Willians Fernandes fala sobre direito eleitoral em Seminário. Foto: João Thomazzeli.

Diante deste cenário, os advogados explicam que nas novas regras de financiamento de campanha, as campanhas para vereador podem custar até 70% do maior gasto declarado em cada cidade na disputa de 2012. Já para prefeitos, isso esse valor é de 50%”.

Em Guarapari, candidato ao cargo de vereador poderá gastar no máximo, R$ 41.113,94 e os candidatos ao cargo de prefeito poderão gastar até R$ 675.453,00. “Os valores divulgados atualmente pela justiça são esses, mas a tabela ainda será atualizada, disse Ricardo Rios.

Ela lembra que só doações de pessoas físicas poderão ser feitas, e com comprovação bancária. Essas doações não dão direito à abate no Imposto de Renda. “As doações só poderão ser feitas por meio de transação bancária, e o doador só pode doar até 10% da renda declarada no ano anterior”, explica Ricardo.

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Pré-candidatos também tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. Foto: João Thomazzeli.

A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.

Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação.  Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda será o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos.

E essa é a primeira campanha sem uso de cavaletes, bonecos e faixas nas vias públicas. Fica permitido apenas bandeirinhas móveis e faixas de até meio metro², que só poderá ser afixadas nas paredes das casas.

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