Neste sábado (07), será realizado o Dia Feliz da Saúde, com uma série de atividades gratuitas para a comunidade. O evento acontece das 8h às 14h, na Faculdade Pitágoras de Guarapari, e contará com testes para detectar a hepatite C, aferição de pressão, educação em saúde, orientação para higiene e contra o câncer bucal, aplicação de flúor e técnicas de escovação. Os interessados podem comparecer ao local, sem a necessidade de inscrição prévia.

Hepatite C

teste
Cerca de 650 pessoas poderão realizar a testagem para a doença.

Durante o evento, também será promovida uma campanha para prevenção e detecção de hepatite C. Cerca de 650 pessoas poderão realizar a testagem para a doença. A ONG Associação Pró-Vidas, responsável pela campanha, proporcionou um workshop de capacitação para testagem aos profissionais e colaboradores que participarão do evento.

Segundo o presidente da Associação Pró-Vidas Transplantes, Adauto Vieira de Almeida, o sucesso da campanha de testagens depende muito da participação da população local. “Quanto mais testagens realizarmos, mais diagnósticos e orientação para o tratamento iremos possibilitar. A detecção precoce é a chave para reduzirmos a quantidade de casos fatais de hepatite C”, afirma o responsável pela ONG.

Além de orientar sobre a transmissão, sintomas e cuidados, a Associação Pró-Vidas encaminhará os casos confirmados de HCV aos serviços de saúde responsáveis pelo município, onde essas pessoas receberão o atendimento adequado. Devem realizar a testagem pessoas de ambos os sexos, acima de 40 anos, indivíduos com múltiplos parceiros ou que tenham feito cirurgias com transfusão de sangue antes de 1993, manicures, tatuados, pessoas com piercing e portadores do vírus da Aids para confirmação de coinfecção HIV/HCV, uma vez que os meios para contaminação da hepatite C são os mesmos que os do HIV. Neste público, o HCV evolui com mais intensidade e agilidade.

O Brasil possui cerca de duas milhões de pessoas com hepatite C, porém muitas outras ainda não foram diagnosticas e acabam por desenvolver doenças graves, como fibrose e cirrose hepática ou o câncer de fígado.