Na manhã desta quarta-feira (11), técnicos da EDP Escelsa realizaram uma inspeção onde foi encontrada uma fraude na ligação de energia elétrica, caracterizando furto, em um restaurante e um hotel que ficam em Muquiçaba, Guarapari. Os proprietários dos dois estabelecimentos foram conduzidos pela Polícia Militar para o Departamento de Polícia do município.

Foto: João Thomazelli/Portal 27
O restaurante e o hotel ficam em Muquiçaba. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Além do processo criminal, os responsáveis irão arcar, conforme a regra da Resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Durante a inspeção, foi constatado que o local estava com uma fraude implicando em um desvio na ligação da energia elétrica, ou seja, parte da energia consumida não era paga pelos empresários.

O furto de energia é crime, prejudica a todos os cidadãos e é prática perigosa, podendo colocar em risco a vida das pessoas.

E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Denúncia

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as agências de atendimento ao cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.