Após uma reunião realizada ontem (01) com secretários municipais, vereadores e o comando da Polícia Militar, o Portal 27 conversou com o comandante de 10º Batalhão de Guarapari, Tenente Coronel Pessanha, para que ele esclarecesse alguns pontos da reunião.

De acordo com ele, foram tratados assuntos referentes ao convênio entre a PM e o município, que agora tem o transito municipalizado.  “A municipalização do transito é uma coisa que está prevista no Código de Transito. Isso tem que acontecer em todos os municípios. Guarapari já está municipalizado e no sistema Denatran. O falta agora é celebrar este convenio entre a prefeitura e Policia Militar, para que o valor arrecado seja investido no transito”, explicou.

Reunião aconteceu ontem (01) com secretários municipais, vereadores e o comando da Polícia Militar

Rotativo. O Comandante negou que a Polícia Militar tenha qualquer convênio para trabalhar em parceria com a empresa que gerencia o rotativo. “O assunto dessa reunião não tem nada a ver com o Rotativo. O que está para ser votado na Câmara é uma lei do convênio entre PM e prefeitura para a municipalização do transito. Rotativo é outra coisa que já acontece em Guarapari” afirmou.

Capacitação. Ainda segundo o comandante, a prefeitura criou a Secretaria Municipal de Transito, mas os agentes municipais de Transito ainda não estão capacitados para trabalhar. “O único agente de transito que pode fazer as autuações é a Polícia Militar. A prefeitura tem cerca de 4 agentes, mas eles ainda não estão capacitados, credenciados e não tem condição de fazer estas notificações”, explicou.  

“O único agente de transito que pode fazer as autuações é a Polícia Militar.”, explica Comandante

De acordo com o comandante, caso a PM seja acionada pelos funcionários do rotativo ou agentes municipais de transito, em virtude de alguma situação como não pagamento, a PM só irá notificar em situação de flagrante. “O agente de transito competente é a Polícia Militar. Só que ele só pode fazer esta notificação se ele estiver presente no local. O agente de transito da prefeitura pode até chamar a PM, mas se na hora que a PM chegar o motorista já tiver se retirado, mesmo com a placa, não podemos fazer a autuação” diz o comandante.

O comandante finaliza dizendo que as competências da PM são de segurança e também do transito, não sendo específicas para o rotativo. “A Policia Militar está atuando no sistema de transito em todo o município. Ela não é especifica para o rotativo. O rotativo é uma consequência caso haja o flagrante”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!