Na manhã desta terça-feira (14) uma escavadeira hidráulica que trabalhava na demolição de um edifício, localizado na avenida Beira Mar, na Praia do Morro, ficou presa aos escombros do prédio.

A demolição é realizada por uma empresa terceirizada. De acordo com os operários, a escavadeira tombou em um vão que os responsáveis não tinham conhecimento. Era um porão onde ficava a elevatória de água do prédio. Com o peso dos escombros e da máquina, a laje cedeu ocasionando o acidente. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Romildo Scalzer, antes mesmo da máquina ficar presa aos escombros os responsáveis pelo serviço foram avisados do risco. “Nós passamos por aqui pela manhã e verificamos que a execução da obra possuía riscos eminentes a vida e imediatamente acionamos o executor da obra, fechamos as vias e voltamos para nossas atividades. Ao chegarmos em nosso escritório fomos acionados que havia uma ocorrência sem vítimas no local”, afirmou Romildo.

Ele relatou ainda que a empresa não realizou as medidas necessárias para fazer a demolição. “Uma obra de um porte desses tem que ter o acompanhamento da Secretaria de Fiscalização; a RT, que é a análise de responsabilidade técnica do engenheiro e o fechamento de vias, que é acompanhado pelo setor de trânsito do município. E acima de tudo a Defesa Civil ser acionada para dar o suporte, mas nós não recebemos nenhum tipo de comunicado oficial”.

Romildo afirmou que o acidente foi causado por uma falha humana. “Acionamos a EDP Escelsa para desligar a rede local e muitos moradores foram afetados. Nosso primeiro passo foi exigir antes da remoção da máquina a RT do engenheiro e ela está em nosso poder. Também isolamos a área para proteger os munícipes, mas consideramos que foi uma falha humana”, disse.

O Corpo de Bombeiros também acompanhou a retirada da máquina dos escombros e de acordo com o tenente Augusto, a empresa não estava autorizada a realizar a demolição. “A demolição da edificação de quatro andares estava em curso e a Defesa Civil Municipal foi acionada para observar. Constatou-se pelo agente da Defesa Civil Municipal que a obra não possui o alvará de execução municipal”.

Ainda de acordo com o tenente, a demolição foi interditada. “A obra foi embargada pela municipalidade e foi autorizado pelo município de forma emergencial a retirada dos equipamentos, ou seja, a máquina e a estrutura”.  

Confira o vídeo do momento do resgate da escavadeira:

A operação de resgate do equipamento foi realizada pela própria terceirizada. A escavadeira foi presa a um cabo de aço e uma outra máquina fez a retirada dos escombros que a prendiam.

O Portal 27 procurou a empresa terceirizada para realizar a demolição, mas os responsáveis preferiram não se manifestar. Nossa reportagem também procurou a prefeitura que confirmou que não havia alvará e que a obra está interditada. “Uma vez que  demolição ocorria sem licença, o proprietário foi notificado e teve os trabalhos embargados até o devido licenciamento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!