A estação já beneficia 220 famílias do bairro. Foto: Reprodução / Cesan
A estação já beneficia 220 famílias do bairro. Foto: Reprodução / Cesan

A Prefeitura de Guarapari inaugurou, na noite desta quarta-feira (19), as obras da estação de tratamento de esgoto e da passarela da ponte do bairro Perocão. A ocasião também foi marcada pela assinatura da ordem de serviço de pavimentação do bairro.

A obra da estação de tratamento de esgoto começou em 2002, com o investimento de R$ 780 mil da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Contudo, o repasse do dinheiro não foi completo e a prefeitura teve que terminar a obra com um investimento próprio de mais R$ 1.027.000,00.

Araken Carmo Júnior, morador do bairro, sonha há anos em resolver o problema do esgoto no local: “Um estudo feito em 2007 concluiu que a poluição aqui estava dez mil vezes acima do máximo permitido e 90% do Rio Perocão estava morto. Nós temos uma veia turística aqui, nós temos um lugar que está morrendo. E aí, nós perdemos o turismo, nossos imóveis estão desvalorizando… A gente quer, de qualquer forma, reverter essa situação”.

Agora, 220 famílias estão ligadas a rede de esgoto, e a partir de então é a Cesan que fica responsável por aumentar esse número, ligando outras famílias a rede. Com isso, toneladas de esgoto deixam de ser jogadas no mar.

A cerimônia de inauguração foi realizada na aldeia de Perocão. Foto: João Thomazelli/Portal 27
A cerimônia de inauguração foi realizada na aldeia de Perocão. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Há quinze dias, o restaurante aqui na frente estava perdendo clientes, as pessoas não transitavam por aqui, devido ao mau cheiro. Isso, hoje, não acontece mais. É fruto do nosso trabalho, da nossa dedicação em estar fazendo aquilo que é possível, sempre em prol do povo”, declarou o prefeito.

A passarela, que também foi inaugurada, foi algo reivindicado pelos moradores, que sofriam com a inclinação da ponte localizada no bairro. Idosos e deficientes encontravam dificuldades em subir e descer por ali e acabavam tendo que passar por outro caminho, dando uma enorme volta para chegar ao outro lado.

O Portal 27 já fez diversas matérias sobre o problema do esgoto que é jogado no canal do Rio Perocão. Com a inauguração da estação de tratamento de esgoto, o problema começa a ser resolvido. Confira aqui e aqui as reportagens sobre o assunto.

*Por Gessika Avila

Deixe seu comentário