SAMSUNG CAMERA PICTURES

Pedaços de vidro lapidados pelas águas e areias do mar, conchas também extraídas da natureza, estão embelezando a Fonte dos Jesuítas, localizada no Morro do Atalaia em Guarapari.  O local está decorado com mosaicos que garantem mais beleza e arte no ponto turístico que é patrimônio histórico da cidade.

A arte e decoração foram feitas no muro de arrimo, que fica no entorno da fonte e foi construído neste ano, após uma reforma realizada por um grupo de moradores da cidade juntamente com a Associação de Moradores do Centro (Amocentro) que revitalizaram o local.

De acordo com a historiadora Beatriz Bueno que fez os mosaicos junto com a artesã Márcia Bandeira, esse trabalho é para complementar a restauração da fonte iniciada em fevereiro deste ano.

“Esse trabalho é um presente para o povo que vier conhecer o local”, disse Beatriz.

A Fonte é um ponto histórico e turístico da cidade e fica numa área de preservação ambiental, no entanto, já ficou tomada por mato e chegou a servir de abrigo para moradores de rua.

Fonte Jesuitas - matagal 21-09-12

Depois da restauração, a fonte tem recebido visita de turistas e até de moradores da cidade que não iam ao local, por que não conheciam, disse Beatriz.

A expectativa é que o povo conheça e divulgue as belezas de Guarapari, da fonte e do visual que dá para apreciar do local, afirmou a artesã, Márcia Bandeira.

DVD com fotos que retratam a história de Guarapari

A iniciativa de resgatar a fonte veio junto com a criação de um DVD com fotos que retratam a história de Guarapari desde a década de 50. A comunidade resolveu se unir e trabalhar em prol da restauração do poço para torná-lo um verdadeiro atrativo turístico, histórico e point de contemplação da natureza.

A proposta do grupo de moradores do Morro do Atalaia e Associação de Moradores do Centro (Amocentro) é fazer o serviço de jardinagem, ornamentação e paisagismo no entorno da fonte dos Jesuítas. O projeto já foi iniciado, mas ainda tem muito a ser feito. O valor da arrecadação com a venda dos DVDs com fotos de Guarapari será revertido para a conclusão do projeto da fonte. A proposta dos moradores é realizar o trabalho de restauração em outros pontos históricos da cidade, como a ruína da igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Acervo pessoal - Beatriz Bueno

Os DVDs podem ser adquiridos no Radium Hotel – Praia da Areia Preta – Centro de Guarapari ou com integrantes da Amocentro.

19 SAMSUNG CAMERA PICTURES S SAMSUNG CAMERA PICTURES

Por Rosimara Marinho

Deixe seu comentário