Moradores dos bairros Condados, Meaípe e Praia do Morro, em Guarapari, entraram em contato com nossa equipe para relatar um problema enfrentado por eles desde a semana passada: a água que chega até as casas está apresentando cor amarelada e mal cheiro. Com a situação, eles ficaram impossibilitados de utilizar a água.

Foto: Colaboradora
“Nem para lavar roupa está dando para usar a água”, disse moradora. Foto: Lucimaria Pinheiro/Colaboradora

Lucimaria Pinheiro, moradora de Condados, afirma que o problema começou na última quarta-feira (23). “Ligamos para a Cesan e eles dizem que vão mandar um técnico, mas até agora nada. Nem para lavar roupa está dando para usar a água”.

A moradora descreve a água como “ferrugem pura e com muita sujeira e mal cheiro. Parece a água da lagoa, porque tem pedaços de tábua e um pó avermelhado que parece ferrugem”. Ela ainda disse que somente hoje (28) já havia ligado duas vezes para a Cesan e até às 13h nenhum técnico tinha ido até o local e a água continuava saindo do mesmo jeito.

Luciane de Oliveira, que também mora em Condados, disse que no sábado (26) a água estava parecendo lama. “Minha caixa d’água estava parecendo depósito de lama. Hoje a água está mais clara, mas o que fazer com minha caixa que está cheia de água suja pela qual paguei?”. A moradora ainda registrou a situação da água por volta das 18h20 de hoje para mostrar que ela continua saindo amarelada.

Foto: Colaboradora
Por volta das 18h20 de hoje a água ainda saía amarelada em Condados. Foto: Luciane de Oliveira/Colaboradora

Um morador de Meaípe registrou em vídeo e fotos o estado da água. Ele ainda nos escreveu “olhem a água que a Cesan fala que é tratada e fornece a nós moradores de Meaípe”.

Já na Praia do Morro, o morador Thiago Rosa conta que a água começou a sair escura na quinta-feira (24) e que o abastecimento agora à noite parece ter voltado ao normal. Sobre a situação, ele fala como se sente: “É chato, né. Pagamos caro pela água e por outras coisas e não temos o básico”.

Nossa equipe entrou em contato com a Cesan solicitando uma explicação para o estado da água e para saber quando o problema seria resolvido. Em nota, a Companhia informou que “Técnicos da Cesan estão monitorando a situação e o abastecimento será normalizado de forma gradativa. Em relação à Praia do Morro, não há nenhum registro dessa solicitação no sistema da Empresa. Em casos assim, os moradores devem entrar em contato pela Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 115 para registrar a ocorrência. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia”.