Banner TOP
JB Padrão

Faltando dois dias para as eleições de 2018, muitos eleitores ainda não sabem quem são os candidatos de Guarapari. Alguns mais conhecidos levam vantagem, mas outros, que estão começando agora, enfrentam dificuldades para aparecerem para o eleitor.

O Portal 27 apurou que a cidade de Guarapari possui pelo menos 18 candidatos, distribuídos entre os que disputam uma vaga de federal e outros de estadual. São 12 candidatos a deputado estadual e outros 6 disputam uma vaga a deputado federal. A maioria são homens. Mas temos também algumas mulheres na disputa e é sobre elas que vamos falar.

Estadual. Entre as mulheres que estão na disputa de estadual temos os seguintes nomes: Hélia Mara (PSOL), Ernestina Simões (Podemos), Maria Pontes (PSL), Tetê Brandolini (PDT) e Alcenir Rocha (PSB).

Federal. Para a disputa como representante de Guarapari em Brasília, como deputado federal, temos os nomes de Marcela Romão (PT), Maria Helena (PPS) e Professora Regina (PSB). Isso comprova que as mulheres têm encontrado cada vez mais espaço no cenário político brasileiro. Pensando na força de tal representatividade, o Portal 27 ouviu algumas mulheres que estão na disputa. 

Hélia Mara de Deus

Hélia Mara. Ouvimos a candidata a Deputada Estadual Hélia Mara de Deus, 64 anos, psicóloga, residente de Guarapari desde 1980, que fundou e é presidente da ONG Aids Casa Servo de Deus.

A principal proposta da candidata é implementar políticas públicas que melhorem a mobilidade urbana, além das demais pautas que são importantes para seu partido “para usufruir de educação, saúde, lazer, dentre outros, é necessário que a cidade seja repensada de forma a aproximar as pessoas e também as instituições de nosso cotidiano”, ou seja “O acesso aos instrumentos de governança e aos serviços públicos e privados que potencializam a qualidade de vida devem ser repensados de forma a aproximar as pessoas da cidade”, afirma.

A candidata fala também da segurança: “em um estado que mais mata mulheres negras e negros, é preciso rever a lógica de segurança que oferecemos de forma a caminhar para potencializar as oportunidades que estão disponíveis em nosso dia a dia”, explica.

Tetê Brandolini

Tetê Brandolini. Conversamos também com Tetê Brandolini, também candidata a Deputada Estadual, natural de Guarapari, bacharel em turismo, professora e servidora pública aposentada. Tetê ajudou a criar o “Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, do qual participa ativamente. Tendo como foco principal o Turismo, a Educação e o Meio Ambiente, a candidata pretende valorizar a mulher: “quero ver igualdade, a força da mulher participando e contribuindo de forma eficaz para as políticas públicas”, afirma. Tetê atua ativamente em vários movimentos da sociedade civil organizada, objetiva, dessa forma, parceria com o poder público.

Maria Helena. Por fim, ouvimos a candidata Maria Helena, candidata a Deputada Federal, 53 anos, professora concursada que atuou como Secretária Municipal de Assistência Social e Saúde de Guarapari. “Guarapari nunca elegeu um deputado federal, somos quase 92 mil eleitores, temos capacidade para eleger tranquilamente um deputado federal”, afirma Maria Helena justificando sua candidatura.

Maria Helena

A candidata apresenta diversos projetos em áreas sociais: Leis de incentivos fiscais federal para gerar emprego e renda; valorização de Assistência Social, Saúde e Educação; políticas públicas para o fortalecimento da mulher com programas para abolir o feminicídio; escola em tempo integral para o Ensino Fundamental I; Direito à Moradia com programas de habitação; Espaços apropriados para acolhimento de idosos e reestruturação do SUS. Até o fechamento dessa matéria, não conseguimos contato com nenhuma das outras candidatas.

Ouvimos a candidata a Deputada Estadual Maria Pontes (PSL), que tem como projeto de governo representar as mulheres “Minha bandeira de luta é a terceira idade e as mulheres chefes de família”, afirma. A candidata faz um apanhado de que hoje o Brasil tem mais de 26 milhões de idosos e em 2060, eles serão 34% da população. Segundo ela “é preciso investir em políticas que priorizem os direitos dos idosos e a seguridade social”. Maria Pontes destaca a importância dos idosos para nosso país, afirmando a importância em se investir em políticas que priorizem os direitos dos idosos e seguridade social. Conclama, por fim, os idosos a irem às urnas.

Maria Pontes

A candidata a Deputada Estadual Alcenir Rocha é graduada em Geografia, na UFES e empreendedora no setor de turismo da cidade. Como proposta, pretende implantar uma nova política pública para o turismo do Estado. Destaca o turismo como uma atividade econômica com “grandes possibilidades para incentivar e empreender, gerar emprego, renda e promover a inclusão social. É preciso implantar uma gestão que reconheça as principais necessidades dos nossos municípios para promover um turismo com qualidade, segurança e competitividade”, ressalta.

Alcenir Rocha

Conversamos também com a candidata a Deputada Federal, Professora Regina que afirma ser sua principal proposta de governo “a fiscalização intensa do repasse dos recursos federais da educação para o Espírito Santo, bem como conseguir trazer verbas para desenvolver projetos educacionais e de formação profissional”.

Professora Regina

Tentamos contatos com as outras candidatas, mas até o fechamento desta reportagem não conseguimos contatos. 

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas

Padrão

4 COMENTÁRIOS

  1. Maria Helena essa macumbeira se tá doido ?! Essa mulher tem parte com o Diabo , pessoa má só quis meter a mão grande quando foi Secretária da Assistência Social . Saiu rica de lá .
    Agora vem pagar de boazinha , mas ela é assim mesmo , engana todos para conseguir o quê quer ;depois nem dá um bom dia .
    Votem em qualquer um ,menos nessa cobra .

  2. Faltou a Deputada Federal do Partido da Mulher Brasileira- PMB a candidata Jacqueline Nonato também de Gurapari. Nr 3535. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here