Paula Fernandes, Renato Teixeira, The Fevers, Biafra, 14 Bis e outros famosos contribuem para a cultura da cidade? Imaginemos o valor exorbitante gasto com essas personalidades famosas, que, durante poucas horas de shows, levarão para casa um satisfatório cachê financeiro. Então eu pergunto: a cultura local será beneficiada?

Famosos contribuem para a cultura da cidade?

Com essa “constelação” de artistas da mídia nacional e um investimento que deve superar alguns milhões de reais, qual mensagem pretende-se transmitir? Guarapari tem a fama de cidade turística ou um recanto de belezas naturais, mas nossos digníssimos administradores e demais autoridades públicas esquecem que a cidade, com seus quase 500 anos de vida, também possui patrimônios históricos e uma vasta e valiosa literatura secular.

Investir nesse resgate cultural, entre outras questões, não tem sido o foco dos poderes locais, que se contentam com pequenas promoções e aportes financeiros para produções de eventos que nada agregam aos esquecidos movimentos sociais e culturais existentes na cidade.

Genival Cavalcanti, produtor cultural

Como sugestão, ao invés de destinar milhões de reais aos famosos artistas brasileiros, poderia-se reservar 1/3 desse montante e estabelecer uma política cultural (Lei de Incentivos) com o objetivo de resgatar a história, a literatura e promover grupos e movimentos ligados às artes cênicas, ao cinema, à música e a inúmeros outros segmentos culturais existentes aqui mesmo no município de Guarapari.

É preciso valorizar e incentivar o artista local e não “financiar” artistas de outros estados com argumentos de que a cultura local está sendo beneficiada.

*Por Genival Cavalcanti, produtor cultural