A Praia do Morro, em Guarapari, foi palco para a Night Run Outubro Rosa, organizada pela Team FR Assessoria Esportiva com apoio da Prefeitura Municipal de Guarapari. A corrida, que compreendeu um trajeto de 5km, foi mais uma iniciativa de conscientização para o mês de combate ao câncer de mama.

Centenas de pessoas participaram da corrida que aconteceu no último dia 12. Fotos: Divulgação do evento

O sócio proprietário da TeamFR Assessoria Esportiva, Felipe Rocha, conta que, a princípio, era pra ser apenas uma “caminhada Outubro Rosa”, que seria realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, mas foi feito um convite à TeamFR, enquanto organizadores esportivos, de unir a organização da caminhada e promover também uma corrida. “E assim pensamos e idealizamos a night run, uma corrida noturna e inédita em Guarapari”, afirma.

O objetivo da corrida, segundo Felipe, além da campanha de prevenção ao câncer de mama, seria“motivar as pessoas a participarem de uma corrida de rua, por isso fizemos uma distância que as pessoas poderiam realizar, de 5km, a massificação da corrida era um dos fatores considerados”.

O preparador físico conclui que os objetivos foram atingidos, porque várias pessoas comentaram que estavam praticando esse tipo de prova pela primeira vez e que ficaram “maravilhadas”, empolgadas e estimuladas a continuar na prática esportiva para se prepararem para outras provas. “Isso tudo leva à melhoria da saúde da população”, afirma Felipe que pensa o incentivo à prática do esporte como benéfica para a população em geral.

Crianças se divertiram na competição infantil que teve até 500 m de distância.

Corrida Kids. Paralelamente à Night Run, ocorreu a corrida Kids, com distâncias de 50 a 500 metros. Segundo Felipe, participaram dela crianças de 2 até 12 anos.

Turismo, esporte e saúde. “Trabalhamos em três vertentes da Prefeitura Municipal: turismo, esporte e saúde”. Acreditando na importância da corrida para a campanha do Outubro Rosa, para o turismo da cidade e para a conscientização da necessidade de se praticar esportes, Felipe afirma que a participação de 320 adultos da corrida e caminhada noturna e de 50 crianças da corrida kids é um número muito expressivo. Isso porque é a primeira vez que ocorre esse evento tipo em nossa cidade, “tenho certeza de que no próximo ano atingiremos um número muito maior de participantes”. Além de moradores, Felipe afirma que participaram também do evento muitos turistas.

Vencedores receberam troféus. 

Premiação. Foram premiados com troféus os cinco primeiros colocados masculino e feminino, depois foram premiados também os três primeiros colocados de cada faixa etária (até 19 anos, 20 a 24 anos e assim por diante, até a faixa a partir de 65 anos), “para que ficasse justa a premiação”, afirma Felipe.

Assessoria esportiva. A TeamFR é uma empresa de atividade esportiva ao ar livre que tem treinamento de corrida de rua e treinamento funcional na praia, além de produzir e promover eventos esportivos como a Night Run Outubro Rosa. O forte de seu trabalho é “a assessoria esportiva em corrida de rua, onde fazemos atletas e os treinamos e levamos a competições”, afirma Felipe.