A partir de ontem (13), passou a vigorar a obrigatoriedade do uso de placas refletivas nos veículos do Estado. Pelas novas especificações, placas e tarjetas serão confeccionadas com películas que refletem a luz, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As placas refletivas serão adotadas para aumentar a segurança no trânsito. Isso porque em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, elas possibilitam a melhor visualização da distância do veículo em relação a outro.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes, os fabricantes credenciados de placas de veículos cadastradas no órgão estão prontos para cumprir o que determina o Contran.

As placas refletivas serão adotadas para aumentar a segurança no trânsito.
As placas refletivas serão adotadas para aumentar a segurança no trânsito.

“A resolução do Contran 327/2011 aponta que as placas dos veículos de todo o País devem ser fabricadas com uma película refletiva. Nossa instrução publicada no Diário Oficial indica que a partir do dia 13 de maio quem for emplacar um carro zero ou transferir o veículo de município, terá que adotar as novas placas. Os donos de veículos que têm a placa pintada não precisam se apressar para trocar, será uma mudança gradual e sem prazo limite”, afirma Carlos Lopes.

Preço

Para estabelecer um preço adequado à realidade do mercado de fornecimento de placas e tarjetas refletivas foi realizada uma pesquisa em diversos Estados onde elas já são realidade. No Espírito Santo o custo do par de placas refletivas para automóveis custará de R$ 58,84. Já a de moto terá valor de R$ 34,65.

Dentre todos os Estados da Federação o Espírito Santo terá um dos preços mais baixos. Os valores de placas e tarjetas tiveram suas tarifas taxadas em Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE), conforme tabela abaixo.

 

Produtos Valor (VRTE)
Placa para automóvel refletiva (par)

24,70

Placa para motocicleta refletiva (unidade)

14,55

Tarjetas para automóvel refletivas (par)

4,38

Tarjeta para moto/reboque refletiva (unidade)

3,67

Placa para reboque refletiva (unidade)

14,55

O valor da VRTE pode ser encontrado no site da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz).

 

Fonte: Detran-ES

Deixe seu comentário