Na tarde da última quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Postura e Trânsito (Septran) de Guarapari, em parceria com a Polícia Militar, realizou uma ação nas praias para retirada de veículos utilizados por vendedores ambulantes que não tinham licença para atuar no município.

Durante a ação, a PM apreendeu 12 veículos. Um deles era um carro de passeio com reboque, que estava estacionado na Praia das Castanheiras. Além disso, 11 trailers foram apreendidos na Praia do Morro.

Em entrevista para a imprensa, o secretário de trânsito, Luiz Carlos Cardozo Filho, afirmou que o foco da ação são os ambulantes que não possuem os devidos registros. “Temos retirado todos os reboques e trailers que não estão licenciados pelo município”, explicou.

Segurança alimentar. Segundo o secretário, os únicos veículos autorizados a comercializar produtos nas praias são os carrinhos de cachorro-quente. Ele explica que o objetivo da fiscalização é garantir segurança alimentar aos turistas e moradores que consomem os alimentos. “São diversas irregularidades. Não sabemos a procedência dos alimentos e das pessoas. Existem pessoas de outros estados trabalhando no meio dos nossos turistas e moradores”, afirma Cardozo.

Regulação. O município conta com aproximadamente 480 ambulantes cadastrados. Segundo o secretário, a ação também combate a injustiça com os vendedores que fizeram o processo de cadastramento de forma regular. “É importante que o turista, o morador, sempre adquira seus alimentos de ambulantes licenciados. E especialmente valorizar o nosso morador”, destaca.