O prefeito Edson Magalhães, acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), lançou nesta sexta-feira (04), o edital para a construção da nova feira do produtor rural e apresentação do projeto arquitetônico para os feirantes.

O início das obras está previsto para acontecer em novembro deste ano e o prazo para conclusão é de seis meses. Com recursos próprios, o município prevê um investimento de aproximadamente quatro milhões de reais.

Foto: Apresentação do projeto de reforma da feira

Atualização do espaço da feira. Durante o evento, o prefeito reforçou a necessidade de atualização do espaço da feira e disse que a obra vai deixar a área do canal ainda mais bonita. “Hoje estamos lançando o edital, apresentando o projeto com alguns produtores. Nós vamos lançar esse edital esperando que em 30 ou 40 dias a gente possa lançar a ordem de serviço e essa obra tem cronograma de seis meses. O edital compreende o mercado, a quantidade de pessoas está no edital de chamamento, feito pela Secretaria de Agricultura, vai ser analisado quantos estão aptos, quantas bancas temos de diferentes tamanhos. Vamos esperar seis meses pra inaugurar isso aí, dar um embelezamento ao Canal e partiremos para o projeto voltado para o Mercado de Peixe”, afirmou.

Setor de carnes e área gourmet. De acordo com o prefeito ainda haverá um setor de carnes e uma área gourmet. “Temos além dos espaços físicos para venda de verduras, legumes e outros, teremos todo o setor de carnes, com bancas apropriadas para apropriar as carnes, teremos um mesanino, uma área de gastronomia que poderá funcionar de segunda a segunda a partir das 17 horas para um happy hour, comer um pastel, tomar um chopp, um suco, poderá acessar essa área gastronômica”, afirmou.

Noite de apresentação do projeto da nova feira de Guarapari

Comodidade. O projeto, segundo Edson, compreende um espaço amplo para a comodidade do feirante e do comprador. “Espaços físicos, banheiros adaptados, fraldário, salas de tv, sala de higienização, espaço de carga e descarga, uma feira voltada para o futuro”.

O Trânsito não sofrerá alteração e Edson já prevê reforma do Mercado de Peixe. “O Trânsito vai continuar da maneira como está e quando o Mercado de Peixe estiver pronto, vamos ter no local onde funcionava a Secretaria de Agricultura, o espaço reaproveitado, faremos um Mercado de Peixe com seis restaurantes voltados para o Canal e todos os módulos antigos irão para o chão, vamos criar área de lazer e estacionamento para os carros, que vai proporcionar uma melhoria da qualidade de vida para todas as pessoas”, afirmou.

Uma feira organizada. “É importante que os feirantes saibam que a feira são os espaços pequenos como existem em outros mercados referência, São Paulo, Belo Horizonte, Belém. A organização da feira é uma coisa, espaço é outra. Teremos módulo com fiscal da Secretaria de Agricultura e é importante que cada um cuide do seu espaço e coloque o lixo no local certo”, afirmou Edson.

Um canal muito bonito. “A Prefeitura está fazendo uma coisa inédita, tudo o que estamos colocando ali é com custo zero para o produtor rural. A feira do produtor rural em Guarapari já tem uma história, independente de comprar uma coisa ou não, a pessoa que passar na feira é um lugar de convivência, de fazer amizade, de contemplar o canal de Guarapari e essa contemplação vai se dar dentro do âmbito da municipalidade, fazendo coisa bonita e agregando valor”, finalizou.

Deixe seu comentário