As fiscalizações contra o som alto já começaram no balneário de Iriri, em Anchieta. A Secretaria de Fiscalização de Obras, Posturas e Transportes do município, responsável pelas inspeções, afirma que casas com superlotação e com som em alto volume serão interditadas.

Segundo o secretário Wander Bertaso, denúncias feitas nos últimos anos relatam que pessoas estariam vendendo pacotes de quatro dias de estadia para turistas, com direito a café da manhã, quartos e festas regadas a bebidas alcoólicas. A oferta acarreta em grande demanda e superlota o local.

Anchieta
Casas com superlotação e com som em alto volume serão interditadas.Foto: Vinicius Rangel.

“Acaba virando um comércio clandestino o local, porque não possui licença para eventos. Nós queremos é a segurança dos moradores e sem a perturbação de som alto no entorno. Não queremos que essas casas virem boates”, explicou Wander.

O secretário ainda relata que os fiscais possuem poder de polícia administrativa, tendo liberdade para entrar nas residências particulares e verificarem toda a estrutura do local, apontando se ele está apto ou não para promover eventos. Quem estiver fora dos padrões sem nenhum alvará de licença será punido.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Anchieta
As fiscalizações contra o som alto já começaram no balneário de Iriri, em Anchieta. Foto: Reprodução/Prefeitura de Anchieta

“Nós vamos acompanhados da PM e verificamos além da medição do som, a quantidade de pessoas que cabe no local, através do tamanho habitacional. Se ultrapassarem a quantidade de pessoas que cabem no local, confortavelmente, nós vamos interditar e elas terão que nos procurar para se regularizarem”, alertou Wander.

Apreensões

A Polícia Militar atuou com a Guarda Municipal no balneário durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os PMs fizeram diversas abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita, mas não houve retenções de carros.

No período de 26 de dezembro de 2014 à 22 de fevereiro deste ano, foram apreendidos 18 veículos com som automotivos. O número foi menor do que entre 21 de dezembro de 2013 e 9 de março de 2014, quando 111 veículos foram apreendidos.

A multa para quem anda com som alto na região é de R$ 286,00. Além disso, o veículo é apreendido pela PM e é aplicada uma autuação por adulteração sem permissão no veículo, no valor de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.