Em Alfredo Chaves, a Secretaria de Saúde, está realizando um trabalho de mobilização muito importante contra o câncer de próstata, para os homens do município com idade acima de 40 anos. Ontem (13), uma palestra foi realizada na Estratégia de Saúde da Família (ES) do Centro, coordenada pela enfermeira Cintia Carla Rangel.

Todas as semanas uma palestra é realizada coordenada pelas enfermeiras chefes das ESFs do Centro e do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves. O objetivo do programa é mobilizar os homens sobre a importância de fazer exames periódicos, dar orientações sobre os sintomas e mostrar quais os grupos de riscos e os tratamentos para a doença.

Palestras conscientizam os homens. Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.
Palestras conscientizam os homens. Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.

Depois de participar da palestra, o usuário é encaminhado para realização de análise de sangue e, com a chegada do resultado, o médico urologista avalia a situação do paciente. Para aperfeiçoar o diagnóstico é feito o procedimento de toque. Os homens não gostam muito, mas ainda não há outra maneira mais eficaz de detectar a doença como essa.

“Os homens ainda resistem um pouco a consulta devido ao preconceito que foi criado, mas é muito importante que este tabu seja quebrado para a melhor qualidade de vida do homem” alertou a coordenadora do Programa de Saúde da Família do município, Lenimar Marques Freitas.

Programa

O programa de prevenção ao câncer de próstata já existe no município desde 2006. Ao longo desses anos, ele tem alcançado bons resultados e melhorado a qualidade de vida dos cidadãos.

Deixe seu comentário