O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), decidiu comprar, aproximadamente, 150 mil doses da vacina contra a Influenza H1N1. A decisão foi tomada mesmo com o Espírito Santo tendo ultrapassado a meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde. A meta era alcançar 80% de vacinação desses grupos. Entretanto, o Estado já ultrapassou os 91%.

“Nossa decisão é para complementar 100% do grupo prioritário, o que aumentará o quantitativo de pessoas imunizadas e diminuirá, ainda mais, a transmissão da doença”, ressaltou o secretário da Sesa, Ricardo de Oliveira.

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES
Secretário da Sesa, Ricardo de Oliveira.Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

No total absoluto, já foram vacinados nos 78 municípios do Estado 797.169 pessoas. Ricardo de Oliveira revelou que foi mantido contato com representantes do Ministério da Saúde, solicitando que o órgão intermediasse junto aos fornecedores da vacina, para que pudesse fazer a aquisição dessas 150 mil doses.

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES
Governo vai comprar 150 mil doses da vacina contra H1N1. Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

O secretário deixou claro que os contatos visando a compra começam nesta segunda-feira (23). Entretanto, explicou que a Sesa ainda não pode prever uma data de quando, exatamente, as vacinas chegarão ao Espírito Santo. “É importante lembrar que já havíamos solicitado ao Ministério da Saúde, por meio de um ofício, no último dia 11, que nos fosse encaminhadas mais doses da vacina para o combate à gripe H1N1”.

O secretário lembrou, também, que as notificações de casos de H1N1 tem diminuído sensivelmente nos últimos dias. “Mas, mesmo com esta queda, a nossa preocupação é de vacinar 100% da população que está nos grupos de risco”.