O sonho de ter um transporte intermunicipal mais barato e com mais opções de horário será realizado neste domingo (28). A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) confirmam a linha do Transcol número 672 até o Trevo de Setiba.

Na última entrevista concedida ao Portal 27 (reveja a matéria), o prefeito Orly Gomes alega que, para o Transcol fazer o serviço no município, seria preciso fazer um debate com a sociedade para saber se essa implantação de transporte seria realmente uma vontade dos moradores. Mas, o pedido do Transcol para Guarapari é bem mais antigo.

IMG-20140911-WA0007
Transcol em Guarapari, foi a proposta mais votada pela internet no Orçamento Participativo de 2013.

Em nota, a Setop e a Ceturb-GV informam que “a nova linha para atender o município de Guarapari é uma reivindicação antiga da população local. Foi a proposta mais votada pela internet no Orçamento Participativo de 2013 e, recentemente, em junho deste ano, foi protocolada uma solicitação com um abaixo assinado contendo mais de 100 assinaturas da comunidade de Setiba e entorno!.

Orçamento Participativo. No dia 28 de março de 2013, a universitária Ana Carolina Henriques fez a proposta de um terminal do Sistema Transcol para Guarapari no Orçamento Participativo do Governo do Estado. Na época, a sugestão de Ana Carolina entrou como prioridade para o grupo Integração Logística e Mobilidade Metropolitana, obtendo mais de 100 votos no site do Governo do Estado.

trans. Ana Carolina
Universitária Ana Carolina Henriques fez a proposta de um terminal do Sistema Transcol para Guarapari no Orçamento Participativo.

Ana Carolina conta que tem acompanhado as reivindicações do prefeito contra a vinda do Transcol para Guarapari, e realmente não entende a surpresa. “A impressão que tenho, é que foi uma grande surpresa. E na verdade não foi. O Orçamento Participativo foi feito por Casagrande, no intuito da população propor e votar no que quer pra sua cidade. Eu fiz ano passado e ela foi tida como prioritária na Internet, o que fez com que não precisasse de votos presenciais, já era a vontade da população se manifestando”, explica.

Ana
“Não compreendo a surpresa dele, já que sua equipe estava presente na audiência”, diz a universitária.

A universitária ainda diz que “não compreendo a surpresa dele (prefeito), já que sua equipe estava presente na audiência. Acho ainda, muita presunção da parte dele, querer fazer uma (outra) audiência pública em Guarapari para que as pessoas votem. Isso é uma ofensa grave, pois, ele está pondo em questão a veracidade do processo realizado em nível de Governo do Estado no ano passado”.

Já em Junho de 2014, a presidente da Associação de Moradores do bairro Village do Sol, Neia Lima,  protocolou na Ceturb, uma solicitação com um abaixo assinado contendo mais de 100 assinaturas, que também pedia o Transcol até Guarapari. Neia  explica, que foi até o governador Renato Casagrande para apresentar o grande desejo do transporte até a entrada da cidade. “Pedi o Transcol pelo menos até Setiba, para que as pessoas pudessem voltar pra casa, pegando o ônibus municipal, que passa no local”.

976401_670749382942171_716138563_o
Neia Lima, protocolou na Ceturb, uma solicitação com um abaixo assinado contendo mais de 100 assinaturas.

Ela conta que chegou a realizar uma pesquisa para apresentar ao governador, as razões de cada morador, em querer o Transcol para o município, e conheceu diferentes situações. “Eu cheguei a ter conhecimento, de que as pessoas que usam cadeira de rodas, não podem usar a Viação Alvorada, já que eles não oferecem esse serviço, e o Transcol pode ajudar”. Em uma outra situação, Néia conta que conheceu um idoso que gasta quase 300 reais na Alvorada para fazer tratamento em Vitória, e ele não tem isenção de passagem.

Linhas. Atualmente o município de Guarapari é atendido com uma linha até o bairro Village do Sol, próximo ao pedágio da Rodovia do Sol, e neste domingo, ganhará uma segunda linha, que fará do Terminal de Itaparica até o Trevo de Setiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!