A Prefeitura de Anchieta implantou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um projeto experimental de captação de água dos aparelhos de ar condicionado. Com o sistema que já está funcionando, é possível captar cerca de 200 litros de água por semana (cerca de 10.000 litros/ano), a partir das condensadoras (equipamento interno do ar condicionado) dos sete aparelhos que estão instalados nos diversos setores da Secretaria.

A água é utilizada na lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e limpeza em geral. O Projeto foi proposto pelo servidor público da Prefeitura, Carlos Eduardo Guerra, 45 anos, que atua na Secretaria de Meio Ambiente e teve total apoio da Administração.De acordo com o secretário Marcelo Dalbom, para implantar o projeto na Secretaria de Meio Ambiente foram investidos aproximadamente R$ 100,00.

Captação
O Projeto foi proposto pelo servidor público da Prefeitura, Carlos Eduardo Guerra, 45 anos.

O sistema foi testado e já vem apresentando resultados. No entanto, ele explicou que a água não é potável, não podendo ser ingerida nem utilizada na produção de alimentos sem tratamento prévio. O secretário disse ainda que “o objetivo da medida é diminuir o consumo de água proveniente do sistema público de abastecimento, aproveitando de forma alternativa e complementar a energia utilizada nos aparelhos de ar condicionado, gerando economia de recursos naturais e recursos públicos”.

Cabe ressaltar que os aparelhos de ar condicionado só são utilizados quando há real necessidade de refrigeração, não sendo ambientalmente e economicamente viável mantê-los em funcionamento para produção de água.

Secretário de Meio Ambiente
Secretário de Meio Ambiente Marcelo Dalbom junto com o servidor público Carlos Eduardo discutindo sobre o projeto de captação de água de ar condicionado.

De acordo com o Prefeito Marcus Assad, esta é uma dentre as várias alternativas que podem ser implementadas em prédios públicos e privados, no sentido de diversificar o acesso e utilização dos recursos naturais. Acrescenta que solicitou à Secretaria de Meio Ambiente que realize um estudo para expandir o projeto para outros setores da Administração, o que já está em curso.

Ainda segundo o Prefeito, está sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, um estudo para que os moradores e empreendedores que implementares medidas alternativas de economia de água e geração de energia sejam beneficiados com incentivos fiscais.

Prefeitura implanta projeto de captação de água dos aparelhos de ar condicionado
“Estamos elaborando um Projeto de Lei, para que as pessoas e empresas que captam água da chuva e de ar condicionado ou instalem sistema de aquecimento solar, entre outras medidas, recebam incentivos da Prefeitura, em compensação ao investimento realizado, o que estimulará a ampliação das iniciativas”. disse Marcelo.

ar condicionadoO projeto ainda está sendo elaborado e a maneira como será concedido o benefício está sendo estudada para apresentar ao prefeito Marcus Assad.

Entenda como funciona o projeto de captação de água do ar condicionado:
Para o funcionamento do sistema de captação de água, foram utilizadas mangueira de 1/2 polegada, conexões, torneira e 1 galão para o armazenamento da água. Com o sistema funcionando, para sete aparelhos de ar condicionado, são captados por semana em torno de 200 litros de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!