Um ano após ser implantado em Guarapari, o ticket feira, benefício concedido aos servidores municipais, ajudou no crescimento das vendas de hortifrutigranjeiros. Apesar do sucesso, o ticket parece ter reduzido de circulação na feira livre de Muquiçaba nos últimos meses, de acordo com alguns produtores rurais que trabalham no local.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
Ivani afirma que as vendas cresceram depois da implantação do ticket feira. Foto: Gessika Avila/Portal 27

Quando foi implantado, em fevereiro de 2015, o ticket atraiu muitas pessoas para a feira. “As minhas vendas cresceram depois que o ticket foi entregue aos servidores. Muita gente que não costumava vir na feira começou a aparecer, utilizando o ticket para pagar as compras”, conta Ivani Aparecida Simão Pereira, uma feirante.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
João Batista estranha a queda na circulação de tickets na feira. Foto: Gessika Avila/Portal 27

Os produtores rurais ficaram contentes com o incentivo ao comércio de hortifrutigranjeiros, mas já começam a sentir uma queda nas vendas. “De uns dois meses para cá a circulação de tickets aqui na feira diminuiu. Não sabemos o que está acontecendo”, fala João Batista Pereira, outro feirante.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
José também sentiu falta dos tickets nos últimos meses. Foto: Gessika Avila/Portal 27

O senhor José Ferreira, que também é feirante no local, reforça o que os produtores disseram e afirma que estranha a menor circulação dos tickets, mas que ainda assim as vendas com certeza cresceram desde a criação do benefício no município.

Guarapari tem, hoje, 53 feirantes cadastrados para receber o ticket feira. Todo mês, cerca de cinco mil servidores municipais recebem, cada um, uma cartela contendo R$ 30 de ticket. O secretário de Agricultura, Pesca e Expansão Rural de Guarapari, Afonso Rodrigues, conta que, de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016, o município pagou R$ 1.230.000,00 de ticket aos servidores.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
O ticket feira é um benefício concedido aos servidores municipais. Foto: Gessika Avila/Portal 27

Quanto ao que os feirantes disseram sobre a queda de circulação dos tickets, o secretário explica que talvez os servidores estejam utilizando o benefício em outras feiras do município. “Nós continuamos emitindo a mesma quantidade de tickets de antes. O que pode estar acontecendo é que os servidores estão utilizando os tickets em feiras de outros bairros. Hoje nós temos feiras no Centro, em Jabaraí, em Santa Rosa, em Santa Mônica, em São Gabriel, em Kubistchek e outros”.