O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Anchieta, entrou com uma ação, com pedido de liminar, contra a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), devido à falta de eficiência da Estação Elevatória de Esgoto Bruto da Lagoa de Iriri e aos danos ambientais causados pelo mal funcionamento.

Lançamento de esgoto sem tratamento na Lagoa da Conceição, em Iriri. Foto: Divulgação PMA
Lançamento de esgoto sem tratamento na Lagoa da Conceição, em Iriri. Foto: Divulgação PMA

O MPES constatou em Inquérito Civil que a Cesan tem causado dano ambiental com a liberação de dejetos sem tratamento na Lagoa da Conceição (Lagoa de Iriri), afetando a Praia da Areia Preta, bem como o lançamento de dejetos na Praia da Costa Azul, situadas no balneário de Iriri. De acordo as provas obtidas no inquérito, a Cesan vem realizando o lançamento de esgoto sem tratamento em diversas ocasiões, desde o ano de 2006. Apesar de ter recebido várias notificações neste período, a Companhia se manteve em atitude negligente.

Diante dos fatos, o MPES solicitou a reparação e a manutenção imediata da Estação Elevatória de Esgoto Bruto da Lagoa de Iriri e da Estação Elevatória de Esgoto Bruto da Praia dos Namorados, bem como o monitoramento, com realização de análise físico-química e microbiológica na Lagoa de Iriri e nas Praias Costa Azul e da Areia Preta.

Clique aqui para ver a ação.