Aconteceu na manhã de ontem (17), a reunião da diretoria da Findes em Anchieta com o tema: Samarco, momento atual e perspectivas de retomada das operações.

O evento ocorreu no momento em que as discussões estão calorosas em torno do tema e principalmente por causa do discurso do ministro do Meio Ambiente Sarney Filho que disse que, por enquanto, não se pode “nem pensar”, no retorno das atividades da Samarco, por que segundo ele ainda há vazamento de lama da barragem de Fundão, em Mariana, MG.

O prefeito Marcus Assad, reagiu às declarações do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, feitas ontem em Vitória, e encaminhou documento para à bancada federal capixaba em defesa da Samarco e da manutenção dos empregos da população de Anchieta.

Presidente Samarco
Na reunião o diretor-presidente da Samarco, Roberto Carvalho, falou sobre o momento atual e perspectivas de retomada dos trabalhos da Samarco.

“O Ministro não tem conhecimento da realidade de Anchieta e do Espírito Santo no que se refere à importância da Samarco. São centenas de pessoas trabalhando, produzindo e vivendo em função da empresa. Manter a paralisação significa tirar o pão da boca destas famílias e não podemos aceitar inertes”, disse o prefeito Marquinhos.

O documento foi enviado para os deputados e senadores capixabas para fortalecer o movimento de apoio à volta da Samarco. “O que se refere aos cuidados com o meio ambiente e com as famílias atingidas ao longo do rio Doce, isto já está sendo garantido no acordo homologado na justiça. Agora temos que pensar na vida destas centenas de famílias dos trabalhadores diretos e indiretos e na economia do município que dependem essencialmente da Samarco”, conclui o prefeito.

Assad e Roberto
Prefeito Marcus Assad e o diretor-presidente da Samarco Roberto Carvalho.

Previsão de retorno é janeiro
Na reunião o diretor-presidente da Samarco, Roberto Carvalho, falou sobre o momento atual e perspectivas de retomada dos trabalhos da Samarco. A previsão é que a Samarco em Ubu volte a operar em janeiro. Mesmo ainda com obstáculos a superar, todos estão muito otimistas.

O prefeito Marcus Assad marcou presença no evento no Sesi/Senai juntamente com seus secretários de Governo, Educação, Procuradoria e Assessor de Comunicação. À tarde o prefeito e o presidente da Samarco participaram de uma reunião na Assembleia Legislativa (ALES) para tratar do tema.